Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DOS TIPOS DE SAÍDA DOS CASOS DE HANSENÍASE NO CEARÁ DE 2012 A 2022

Objetivo (s)

Analisar os tipos de saída dos casos de hanseníase no Ceará, no período de 2012 a 2022.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo transversal de caráter descritivo e quantitativo, realizado no mês de maio de 2023, utilizando os dados obtidos pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Se analisou a variável “Tipos de saída” com base na frequência por ano e região de saúde dos casos de hanseníase no Ceará notificados nos anos de 2012 a 2022.

Resultados e Conclusão

A partir da análise dos dados, evidenciou um total de 21.598 saídas por hanseníase, no período de 2012 a 2022. Houve o predomínio de saídas associadas a alta por cura, com um total de 16.103 casos (74,5%). Entretanto, nota-se a queda anual no referido período, com destaque para o ano de 2022, com apenas 1.383 saídas por cura, correspondendo a 6,4%. Ainda no mesmo ano, destaca-se o número expressivo de casos em que este dado não foi preenchido, representando 84,4% dos tipos de saída. Avaliando por regiões de saúde, os municípios de Fortaleza (32%), Sobral (9,2%) e Maracanaú (7,25%), representam 48,45% os dados obtidos neste indicador no Ceará, predominando as saídas por cura (72%) e por dados não preenchidos (10,4%). A redução anual dos dados de saídas no referido corte temporal denota a demanda de mais estudos que possam elucidar os fatores que conduziram a essa redução da variável de saída por cura das bases de dados analisadas. Além disso, os índices de saídas apontam como potenciais unidades de referência assistencial os centros urbanos em detrimento de pequenas cidades, o que sugere uma provável subnotificação e necessários avanços no processo assistencial desse perfil de pacientes no interior do estado do Ceará.

Palavras-chave

Hanseníase; Epidemiologia; Saúde Pública.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

PAULA SACHA FROTA NOGUEIRA, ERICK IBRAIM CARLOS DA COSTA, ANNY BEATRIZ BARBOSA CASTRO, MARIA APARECIDA FERREIRA DOMINGOS, ANA MARIA MIRANDA LUCENA FONTENELE, RAFAELLE BEZERRA COLARES, FERNANDA SILVEIRA VICENTE, MARIA AMANDA MESQUITA FERNANDES