Dados do Trabalho


Título

DISPERSÃO GEOGRÁFICA DO VETOR DA DOENÇA DE CHAGAS

Introdução

Doença de Chagas é uma antropozoonose com ampla distribuição no continente americano, que pode ser contraída através de alimentos contraminados ou por vetores, tendo o barbeiro com importância em sua epidemiologia.

Objetivo (s)

O objetivo deste trabalho foi mapear a distribuição espacial de barbeiros encontrados no município de Santa Inês Bahia.

Material e Métodos

Em janeiro/2022, no município de Santa Inês-BA, foi encontrado um inseto suspeito de ser barbeiro na localidade rural do Imbé, que foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde. Com o caso, deu início a ação investigativa até abril/2023 pelo Laboratório de Parasitologia do IF Baiano Campus Santa Inês, e em outras regiões do município suspeita de ocorrência desse vetor. Com a captura de alguns insetos, encaminhou-se para o Laboratório de Patologia e Biologia Molecular, do Instituto Gonçalo Muniz – FIOCRUZ, a fim de confirmação de serem barbeiros e identificação das espécies. A partir disso, foi feito o registro da coordenada geográfico das áreas em que foram encontrados os babeiros.

Resultados e Conclusão

O registro da coordenada geográfica das 11 áreas em que foram encontrados os babeiros, que possuem uma ampla adaptação contendo mais de cem espécies, as únicas espécies identificadas foram Triatoma melanocephala (19) e Panstrongylus geniculatos (3). À vista disso, somente um apresentou o protozoário responsáveis pela transmissão do Trypanosomo cruzi, assim como, destes 22 insetos dezesseis devido à degradação não houve condições adequadas para a análise, e o restante deram negativo. Portanto, por falta de conhecimento da secretaria de saúde de forma oficial, houve uma ampla distribuição destes vetores no município, contribuindo para possíveis ataques a saúde pública. O mapeamento realizado será utilizado como ferramenta para ações acadêmicas e gestão pública, conscientizando a população que promovam ações preventivas da doença de Chagas.

Palavras-chave

Doença de Chagas, Espacialização, Trypasoma cruzi.

Agradecimentos

Instituto Federal Baiano Campus Santa Inês

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

CAIO BARRETO PIRES DIOGENS, ROSIANE TETÊ ROCHA, CECÍLIA SANTANA RODRIGUES, GILMAR RIBEIRO JR, MITERMAYER REIS, FRED DA SILVA JULIÃO