Dados do Trabalho


Título

Uso de probiótico de leite caprino como adjuvante nutracêutico no tratamento de hematoquezia em cão infectado por Leishmania infantum: relato de caso

Objetivos(s)

Descrever um caso de LCan por L. infantum cursando com hematoquezia persistente tratada com sucesso com probiótico de leite caprino como adjuvante a fármacos anti-Leishmania.

Relato do Caso

Um cão, macho, raça Whippet, 9 anos de idade, pesando 15,2 kg, deu entrada no setor de emergência do HOSPMEV-UFBA em 23/03/2022, apresentando hematoquezia, cianose e emaciação progressiva. O cão tinha histórico de tratamento para erliquiose e babesiose com doxiciclina e imidocarb, além de anti-inflamatórios esteroides de forma intermitente, meloxicam, vermífugos polivalentes, nitazoxanida, metronidazol, suplementos vitamínicos e ômega 3, suplemento simbiótico, dipirona, escopolamina, simeticona, ondansetrona e omeprazol, em um período de 20 dias. Ao exame físico, o paciente apresentou dermatite generalizada com eritema e descamação, sarcopenia, tremores musculares e sopro cardíaco. Exames clínico-patológicos revelaram anemia, leucopenia, trombocitopenia, hipoalbuminemia, hiperglobulinemia, além de ovos de Ancylostoma sp. nas fezes. Uma ecocardiografia evidenciou hipertrofia concêntrica do ventrículo esquerdo e a ultrassonografia, hepatomegalia discreta, segmento jejunal com peristaltismo reduzido e esplenomegalia moderada. Exames de PCR resultaram negativos para Ehrlichia spp. e Babesia canis, mas positivo para L. infantum; e o teste DPP, positivo para LCan. Foi instituído o tratamento para LCan padronizado no ALZ, à base de metronidazol e cetoconazol, seguidos por alopurinol, associado a probiótico nutracêutico de leite caprino. Um mês após o protocolo de tratamento associado, o cão apresentou melhora de todas as alterações clínicas, inclusive recuperação do aspecto normal das fezes e de todos os marcadores laboratoriais. A leishmaniose canina (LCan) é uma zoonose vetorial, endêmica e sistêmica, incluindo inflamação intestinal. O uso de probióticos para reduzir a inflamação intestinal tem sido amplamente investigado como substitutivo ou complementar à farmacoterapia. As propriedades terapêuticas e preventivas do probiótico de leite caprino nas doenças inflamatórias intestinais têm sido evidenciadas na literatura.

Conclusão

O uso do probiótico do leite de cabra favoreceu o desfecho benéfico nesse caso grave de LCan associada a iatrogenia e distúrbios gastrointestinais intensos, e pode ser sugerido como adjuvante ao tratamento anti-Leishmania em cães com LCan.

Agradecimentos

FAPESB (Bolsa Doutorado N° BOL2354/2021); FACEPE (APQ-0421-5.04/20); CNPq (PQ-CNPq Nº 312022/2021-2)

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Camila Fraga da Costa, Michele Lipphaus Pinheiro, Fabíola Teixeira Andrade, Felipe Rocha Ferraz, Geise Viviany Martins Sousa, Thamires Carvalho de Luz, Daniela Farias Larangeira, Flaviane Alves de Pinho, Alessandra Estrela-Lima, Daniel Ribeiro Menezes, Stella Maria Barrouin-Melo