Dados do Trabalho


Título

Polimorfismo rs3729825 no gene MHRT está associado a uma evolução clínica mais benigna da Doença de Chagas

Introdução

A Doença de Chagas (DC) se caracteriza por um heterogeneidade clínica e diversos fatores podem influenciar a evolução do paciente. Dentre eles, características genéticos do hospedeiro podem estar associadas, e os polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs) do RNA longo não codificante (lncRNA) MHRT podem ser candidatos importantes. No entanto, poucos estudos relacionaram SNPs do MHRT com a evolução clínica da DC.

Objetivo (s)

Analisar a associação entre o SNP rs3729825 do lncRNA-MHRT com a evolução clínica de pacientes com a DC.

Material e Métodos

Foi realizado um estudo transversal com 190 indivíduos com DC, provenientes da mesorregião oeste potiguar. Após prévia concordância em participar do estudo, foram coletadas alíquotas de sangue periférico, seguida pela extração do DNA e genotipagem do rs3729825 pela técnica PCR-RFLP. As características clínicas e ecocardiográficas dos pacientes foram avaliadas através da análise dos prontuários arquivados no serviço. Posteriormente foram realizadas as análises estatísticas apropriadas.

Resultados e Conclusão

Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas na distribuição dos genótipos CC e CT/TT do polimorfismo rs3729825 entre pacientes com diferentes riscos de morte, risco de AVE e formas clínicas da doença. Em relação aos dados ecocardiográficos, também não foram encontradas diferenças significativas para a maioria dos parâmetros avaliados. No entanto, os pacientes com genótipos CT/TT apresentaram menores valores de diâmetro sistólico do ventrículo esquerdo (DSVE), quando comparados a indivíduos com genótipo CC (P<0,012; OR = 0,79), sugerindo que estes genótipos (CT/TT), normalmente associado a menor expressão do MHRT, podem estar associados a características ecocardiográficas mais próximas da normalidade.

Os menores diâmetros do ventrículo esquerdo encontrado nos pacientes CT/TT podem sugerir que estas características podem estar associadas a uma evolução clínica um pouco mais benigna nos pacientes com DC. Porém faz-se necessária uma avaliação com uma quantidade maior de indivíduos para poder obter um resultado mais conclusivo.

Palavras-chave

Doença de Chagas; Polimorfismo Genético; LncRNA; MHRT.

Agradecimentos

CNPq e CAPES.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Gilson Aquino Cavalcante, Fernando Liberalino Fernandes, Danielle Falcão Brito, Sara Solange Dutra Diniz Morgado, Paula Samyla Fernandes Feitosa, Amada Estevam Carvalho, Valéria Duarte Almeida, Micassio Fernandes Andrade, Dária Raquel Queiroz Almeida, Cleber Mesquita Andrade, Thales Allyrio Araújo Medeiros Fernandes