Dados do Trabalho


Título

UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA DE GEORREFERENCIAMENTO NA AVALIAÇÃO ESPACIAL DOS ESTABELECIMENTOS REGULADOS PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO MUNICÍPIO DE GRAVATÁ-PE, BRASIL EM 2022.

Introdução

O geoprocessamento é um conjunto de tecnologias que visam a coleta e tratamento das informações espaciais, realizado por sistemas específicos para sua aplicação. Na área da saúde, os sistemas de informações geográficas têm se tornado cada vez mais necessários para identificar a estrutura e a dinâmica espacial dos estabelecimentos permitindo o planejamento de ações de controle.

Objetivo (s)

Dessa forma, este trabalho tem como objetivo realizar uma avaliação espacial dos estabelecimentos regulados pela Vigilância Sanitária (VISA) no município de Gravatá-PE em 2022, utilizando a ferramenta de georreferenciamento.

Material e Métodos

Realizou-se um estudo descritivo e quantitativo com base nos dados primários fornecidos pela Secretaria de Saúde municipal no departamento da VISA. As informações coletadas foram tabuladas no Microsoft Office Excel™. Os endereços dos estabelecimentos foram transferidos para o Google Earth a fim de obterem dados de latitude e longitude. Os dados que não puderam ser exportados foram codificados manualmente conforme o logradouro contido na planilha. Caso o endereço correto não fosse obtido, era atribuído um endereço próximo ao selecionado. Em seguida, os dados espaciais foram tratados na plataforma Excel e transformados em Shapefile, em seguida foi realizado a exportação e encaminhado para a plataforma de georreferenciamento. Esta plataforma, foi escolhida para análise dos resultados obtidos fornecendo mapas contendo todos os estabelecimentos e as variáveis selecionadas. A base cartográfica utilizada para divisão do município em bairros foi obtida através do IBGE.

Resultados e Conclusão

Foram licenciados no ano de 2022 o total de 231 estabelecimentos. Destes, 21,64% são estabelecimentos de Saúde; 31,10% de Interesses a saúde; 29,43% de Alimentos, 10,82% de Medicamentos e 6,92% destinados a outros estabelecimentos. Analisando o período do licenciamento o mês de março e abril possuem os maiores índices com 73 estabelecimentos licenciados. Na análise espacial notou-se uma maior concentração de estabelecimentos na região do Centro e Prado, onde possuem maior ponto de comercio. E menor proporção nos bairros: Volta do Rio e Alpes Suíços. O geoprocessamento na VISA tem o intuito de desenvolvimento institucional do município, através das modernizações da gestão territorial, com o compartilhamento, acessibilidade e transparência, propondo, também a criação dos processos de fiscalização e monitoramento.

Palavras-chave

Vigilância Sanitária, Geoprocessamento, Planejamento em Saúde

Agradecimentos

Prefeitura de Gravatá, VISA Gravatá.

Área

Eixo 14 | Outro

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

CLEITON CUNHA NASCIMENTO, MARIA LUIZA FERREIRA IMBURANA DA SILVA, TARCILA KALYNA DE ALMEIDA ALVES SABORIDO, THALES GONÇALO DE LIRA SILVA, JOSÉ ARTHUR PEREIRA DA SILVA, JOSIVALDO OLIVEIRA DA SILVA JÚNIOR, DANIELA BANDEIRA ANASTÁCIO, ANDERSON BRUNO OLIVEIRA