Dados do Trabalho


Título

Avaliação do teste de detecção de antígeno viral para SARS-CoV-2 como método de triagem utilizando amostras de swab nasal, nasofaringe e saliva de pacientes atendidos no Hospital da Baleia em Belo Horizonte/MG

Introdução

A identificação molecular (RT-qPCR) do SARS-CoV-2 em swab nasofaríngeo é considerado o método diagnóstico conclusivo para COVID-19. No início da pandemia e com a crescente de número de casos, a espera por resultados dificultava a decisão médica em relação ao isolamento de pacientes suspeitos, aumentando os riscos de infecção intra-hospitalar. Com isso a utilização de testes rápidos é de grande potencial para facilitar a triagem de casos suspeitos e facilitar o manejo desses pacientes dentro do ambiente hospitalar, sendo ele um exame complementar ao teste RT-qPCR. Porém, a avaliação da capacidade diagnóstica destes testes é de extrema importância, para garantir a identificação segura de pacientes verdadeiramente positivos e verdadeiramente negativos.

Objetivo (s)

Avaliar o potencial diagnóstico do teste rápido de detecção de antígenos virais Ag ECO para COVID-19 utilizando diferentes metodologias de coleta de swab, sendo elas nasal, saliva e nasofaringe.

Material e Métodos

O estudo foi conduzido com 700 pacientes com suspeita de contrair o vírus SARS-CoV-2. Dois swabs foram coletados dos pacientes durante seu primeiro atendimento no Hospital da Baleia em Belo Horizonte/MG. Um swab para realização do teste molecular e outro para o teste rápido. Dessa forma, foram obtidas 116 amostras de origem nasal, 503 amostras de origem nasofaringe e 81 amostras de origem saliva destinadas ao teste de antígeno. O desempenho diagnóstico do teste de antígeno foi comparado com o teste de referência (RT-qPCR) utilizando Índice Kappa em todos os pacientes.

Resultados e Conclusão

A análise geral de desempenho do teste de antígeno demonstrou acurácia de 71% para amostras nasais e de saliva, e de 81% para amostras de nasofaringe, de forma que esta última apresentou melhor concordância entre o método molecular de referência. Nosso estudo mostrou que o teste de diagnóstico Ag ECO apresentou índice kappa igual a 0,44 e 0,57 para amostras nasais e saliva obtendo concordância moderada em relação do RT-qPCR. E valor Kappa 0,61, concordância substancial por índice kappa em amostras de nasofaringe. Este método de diagnóstico pode ser recomendado e utilizado como uma ferramenta de diagnóstico de triagem em hospitais e centros de saúde. No entanto, recomenda-se o uso do RT-qPCR para a confirmação dos resultados obtidos.

Palavras-chave

COVID-19; Diagnóstico; SARS-CoV-2; Teste rápido

Agradecimentos

Equipe DATA; UFMG; Hospital da Baleia; Fiocruz Inova; FAPEMIG.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

Priscilla Soares Filgueiras, Camila Amormino Cosini, Raquel Nascimento Horta Amorim, Nathalie Bonatti Franco Almeida, Daniel Alvim Pena Miranda, Raphael Antônio Silva, Maria Izabella Vieira Assis Rocha Carvalho Medeiros, Adelina Junia Lourenço, Cecília Maria Florencio Bicalho, Rafaella Fortini Grenfell Queiroz