Dados do Trabalho


Título

ATIVIDADE DO BACTERIÓFAGO BRASILEIRO CONTRA KLEBSIELLA PNEUMONIAE MULTIRRESISTENTE ISOLADA DE PACIENTES COM INFECÇÃO NOSOCOMIAL GRAVE

Introdução

No relatório de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a resistência antimicrobiana (RAM) está entre as 10 principais ameaças globais à saúde pública1. A terapia com bacteriófagos ressurgiu como uma estratégia promissora para combater a resistência antimicrobiana2. Os fagos são vírus onipresentes que infectam e destroem bactérias, e podem ser facilmente isolados de amostras ambientais3. Um grande reservatório de bacteriófagos potencialmente eficazes ainda não foi descoberto, e o isolamento de novos fagos de diversos ambientes é de importância global.

Objetivo (s)

Objetivos: Isolar e identificar bacteriófagos a partir de amostras ambientais da cidade de Salvador, com ação lítica em cepas clínicas multiressistentes de Klebsiella pneumoniae isoladas de pacientes com infecção nosocomial grave.

Material e Métodos

Material e métodos: Para a busca e identificação de potenciais fagos, amostras foram coletadas de fontes ambientais, que incluíram água residuais ao longo da costa, esgoto e a interseção de água tratada com o mar. Os protocolos para enriquecimento de fagos, spot assay, isolamento e purificação utilizando o método de ágar de camada dupla. Os fagos identificados e isolados contra a cepa bacteriana de laboratório K. pneumoniae (ATCC 10031) foram testados quanto ao potencial lítico contra cepas clínicas multiresistentes de K. pneumoniae.

Resultados e Conclusão

Resultados: Foram identificados e isolados 28 bacteriófagos. Estes fagos foram testados quanto à capacidade lítica contra 30 cepas clínicas de K. pneumoniae multiressistentes. Dos fagos isolados, nove fagos apresentaram atividade lítica intermediária contra cinco ou mais cepas de K. pneumoniae multiressistentes. Conclusão: Há um grande potencial para identificação e isolamento de bacteriófagos com capacidade de infectar e matar cepas distintas de bactérias, especialmente as consideradas multiressistentes, a partir de águas residuais altamente contaminadas no Brasil.

Palavras-chave

bacteriófagos; bactérias multiressistentes; Klebsiella pneumoniae

Agradecimentos

Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento – CNPpq; SENAI CIMATEC.

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

Danielle Devequi Gomes Nunes, Nicole Marie HITCHCOCK, Katharine Valéria Saraiva Hodel, Letícia de Alencar Pereira Rodrigues, Josiane Dantas Vianna, Milena Botelho Pereira Soares, Roberto José da Silva Badaró