Dados do Trabalho
Título
CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO DOS AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS DE VALENÇA (BA) EM ATIVIDADES DE VIGILÂNCIA ENTOMOLÓGICA DOS VETORES DA LEISHMANIOSE CUTÂNEA.
Introdução
Trata-se de uma Cooperação Técnica entre a Secretaria Municipal de Saúde de Valença e o Projeto ECLIPSE - Empoderando pessoas com Leishmaniose Cutânea: Projeto de pesquisa e intervenção que visa melhorar os itinerários do cuidado e reduzir o estigma por meio da educação comunitária de populações de três países impactados pela negligência à Leishmaniose Cutânea (LC): Sri Lanka, Etiópia e Brasil, com apoio da Universidade de Keele, na Inglaterra.
Objetivo (s)
Apresentamos os percursos experenciados nos Ciclos (In)Formativos com o objetivo de reorientar saberes, rotinas e os serviços de saúde praticados pelos Agentes de Combate às Endemias (ACEs) em ações de vigilância e controle da LC no município de Valença (BA).
Material e Métodos
Construímos em colaboração a estrutura de um Ciclo (In)Formativo Teórico-Prático sobre LC com carga horária total de 36 horas, distribuídas em quatro dias que contou com a participação de 52 ACEs. No Módulo Teórico, adotamos a pedagogia PBL - Problem-Based Learning, através da proposição de atividades para debate inicialmente em grupos pré-estabelecidos e, subsequentemente, com toda turma. No Módulo Prático, reunimos uma turma formada por 15 ACEs para a realização de atividades de campo.
Resultados e Conclusão
Pesquisamos as localidades dos casos de LC para que os ACEs identificassem as áreas endêmicas e a equipe definiu que a coleta dos flebotomíneos seria realizada na localidade do Orobó, região quilombola presente na zona rural de Valença. Os ACEs realizaram essa atividade utilizando instrumentos para a coleta de flebotomíneos como Armadilhas Luminosas (CDC), Aspiradores de Manuais e Barraca de Shannon. Após Ciclo (In)Formativo Teórico-Prático, iniciamos o Monitoramento Entomológico dos Vetores da LC em área endêmica, determinada no Módulo Prático. A equipe foi escalonada para a realização de incursões mensais a essa estação de monitoramento. Criamos instrumento para o registro das informações acerca de cada coleta realizada por diferentes duplas de ACEs. Realizamos uma Oficina de Flebotomíneos para que os ACEs tivessem seu primeiro contato com equipamentos de laboratório utilizados para a triagem do material zoológico coletado pela própria equipe. Essa iniciativa é uma oportunidade para o empoderamento dos ACEs de Valença (BA) fortalecerem a diversificação de suas atividades, muitas vezes restritas às ações para o controle de Arboviroses.
Palavras-chave
Leishmaniose Cutânea, Monitoramento Entomológico, Agentes de Combate às Endemias
Agradecimentos
NIHR: National Institute for Health and Care Research
Equipe ECLIPSE
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado
Autores
BRUNO OLIVEIRA COVA, LEO PEDRANA, VALDEMIR DOS REIS LIMA, EROS REIS SILVA DE-JESUS, ALBERT SCHRIEFER, PAULO ROBERTO LIMA MACHADO, LENY ALVES BOMFIM TRAD