Dados do Trabalho


Título

LARVA MIGRANS CUTÂNEA EM REGIÃO DO RECÔNCAVO DA BAHIA, BRASIL: RELATO DE CASO

Objetivos(s)

Relatar a ocorrência de LARVA MIGRANS CUTÂNEA (LMC) na zona urbana do município de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo da Bahia, Brasil.

Relato do Caso

Mulher, 28 anos, solteira, natural e procedente de Santo Antônio de Jesus. Apresentou, no ano de 2017, sinais e sintomas relacionados a um quadro parasitário de LMC após a prática de atividade esportiva em um campo de voleibol de areia em um clube da cidade. Relatou que, nos dois primeiros dias, os principais sintomas foram: prurido, ardor em diversas regiões de ambos os pés com posterior evolução para lesão serpentiforme, eritematosa com vesículas pruriginosas. Não foram realizados exames laboratoriais e a suspeita médica foi de LMC. Dados sobre medicamentos evidenciou o uso inicial de albendazol 400mg por três dias consecutivos e uso de pomada de dexametasona, sem melhora dos sintomas. O uso tópico de Tiabendazol pomada foi dificultado, pois a mesma estava em falta nas farmácias da cidade e ocorreu tentativa de tratamento popular por choque térmico colocando o pé em balde com gelo e posteriormente derramando “borra” de vela quente, sem resolução do caso. Após aproximadamente uma semana de uso de pomada tiabendazol de outro paciente, ocorreu regressão dos sintomas. O clube foi informado sobre o encontro desta parasitose, pois, no mesmo período, dos quinze participantes, outros oito tinham apresentando sintomas parecidos, porém, não promoveram ações de controle/combate à larva. Em virtude das caixas de areia presentes, suspeita-se que as mesmas tenham vindo de locais contaminados e/ou o ambiente é frequentado por animais ao anoitecer. Internamente, foi socializado com o grupo a necessidade de ir treinar usando meias e sacos plásticos por dentro do tênis.

Conclusão

Ressalta-se a importância da implementação de programas de educação contínua em saúde no combate às zoonoses no município baiano e orientações de controle aos gestores locais.

Área

Eixo 07 | Helmintíases

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Maria Clara Oliveira Ribeiro, Raíssa da Silva Santos, Felipe Sampaio da Cruz, Mariana Soares de Almeida, Ana Lúcia Moreno Amor