Dados do Trabalho


Título

Prevalência de resultados indeterminados no teste IGRA entre populações de risco para infecção latente de tuberculose

Objetivo (s)

Avaliar a frequência de resultados indeterminados do teste de liberação do interferon-gama (IGRA) realizado nas populações de risco para infecção latente de tuberculose (ILTB), conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

Material e Métodos

Foi realizado o levantamento de dados dos exames executados de janeiro de 2022 a maio de 2023, pelo Laboratório de Citometria de Fluxo – LBA - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP, seguindo a metodologia QuantiFERON-TB Gold Plus (QIAGEN). O sangue total foi coletado em tubo contendo anticoagulante heparina sódica ou lítica, sendo transferido 1 ml para cada tubo QFT-Plus: Nil (controle negativo), TB1 (resposta de TCD4+), TB2 (resposta de TCD4+ e TCD8+) e Mitogen (controle positivo), os quais foram homogeneizados e incubados por 16-24 horas a 37oC. Após incubação e obtenção do plasma, foi realizada a técnica de ELISA para mensuração de interferon-gama liberados pelos linfócitos T CD4+ e CD8+ em resposta a antígenos específicos do M. tuberculosis. Os resultados foram analisados no software QFT-Plus, disponível em www.QuantiFERON.com e, classificados como positivos, negativos ou indeterminados.

Resultados e Conclusão

Dos 553 pacientes avaliados, 11 (1,9%) foram indeterminados, sendo 2 (18,1%) HIV+, 2 (18,1%) candidato a transplante, 1 (1,9%) crianças ≥ 2 anos e 6 (54,5%) candidato a uso de imunobiológico/imunossupressores. Em relação ao sexo, apenas um (9%) era do sexo feminino e 10 (90%) masculino. Quanto à faixa etária, de 2 a 17 anos houve um caso (9,09%), também um caso de 18 a 41 anos (9,09%) e de 42 a 92 anos foram 9 (81,8%) casos. Do total de indeterminados, 4 (36,6 %) foram classificados por apresentarem valor acima de 8 IU/ml no tubo Nil e 7 (63,6%) em virtude do valor de Mitogen estar abaixo de 0,5 IU/ml. Concluímos, que maior prevalência de casos indeterminados dentre as populações de risco para ILTB avaliadas, concentrou-se na população candidata ou em uso de imunobiológicos/imunossupressores. Fatores como o uso de medicamentos e/ou as patologias primárias destes pacientes que podem contribuir negativamente à acurácia do teste, favorecendo o resultado indeterminado. É relevante trazer à discussão os critérios que serão estabelecidos para preconizar nova coleta e repetição destes exames, visando a obtenção de resultado conclusivo aos pacientes atendidos na Rede Nacional de Laboratório de Saúde Pública.

Palavras-chave

Infecção latente de tuberculose, Diagnóstico, Testes de Liberação de Interferon-gama, Prevalência.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

Amanda Aparecida Silva de Aguiar, Beatriz Furtado Pegatin, Evelyn Santos da Conceição, Francielle Ramalho Rocha, Aline Márcia Marques Braz, Marjorie Assis Golim, Lenice Rosário de Souza