Dados do Trabalho


Título

Novo alvo quimioterápico: Estudo in silico da inibição do transportador de hexose do Plasmodium falciparum (PfHT)

Introdução

A malária é uma doença parasitária que acomete grande parte da população mundial. Na ausência de uma vacina eficaz, seu tratamento depende do uso de quimioterápicos e a necessidade de novos tratamentos é reforçada pela crescente resistência identificada aos antimaláricos atuais. Dentre os alvos moleculares passíveis de intervenção, o transportador de hexoses do Plasmodium falciparum (PfHT) tem se destacado, uma vez que desempenha uma função vital para o parasito - o transporte de glicose.

Objetivo (s)

Estudar as interações entre os derivados glicosídeos e a PfHT

Material e Métodos

De posse da estrutura dos compostos foram observadas suas características em relação a regra de Lipinski. As etapas de ancoragem molecular foram iniciadas utilizando a estrutura cristalográfica da proteína, nesta etapa, os ligantes foram gerados e refinados pelo programa Chimera. A seguir, os ligantes refinados foram acoplados a proteína cristalográfica utilizando o programa Autodock Vina, orientados para o sítio de ligação através da caixa (grid box) com dimensões (x,y,z) de 20Å e coordenadas (x,y,z), com arestas de 1Å, em triplicata gerando complexos ligante-receptor na Plataforma do MolAr -BR512018052442-7. A dinâmica molecular foi realizada utilizando o Gromacs.

Resultados e Conclusão

Como resultado todos os compostos atendem a regra de Lipinski, pela ancoragem molecular observou-se que os derivados de O-(undec-10-en)-l-D-glicose utilizados para validar o modelo da PfHT apresentam ligações de hidrogênio entre o radical osídico com o resíduo asparagina que está presente em todos os complexos ligante-receptor na análise do diagrama 2D e o mesmo padrão é verificado com o ligante ALF5. Além disso, na análise da dinâmica molecular pelo gráfico de RMSD observou-se estabilidade do sistema ao final dos 200ns de simulação e permite observar que os ligantes estão impedindo a passagem de glicose. Desta forma, os resultados apontam para uma correlação entre os resultados teóricos, sugerindo que estes compostos podem ser usados para inibir a PfHT, que é um potencial alvo farmacológico.

Palavras-chave

Drug Design, malária, PfHT

Agradecimentos

CAPES, FAPEMIG, CNPQ, UFSJ.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Amanda Luisa Fonseca, Alex Gutterres Taranto, Leandro Augusto de Oliveira Barbosa, Ricardo José Alves, Fernando Pilla Varotti, Moacyr Comar Júnior