Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DO EFEITO DA ESTRATÉGIA “PROJETO APOIADORES” PARA CONTROLE DA MALÁRIA NO BRASIL

Introdução

O Brasil é responsável por mais de 60% dos casos de malária nas Américas. Embora o país tenha apresentado redução de casos nas últimas décadas, em 2021 registrou mais de 139 mil casos de malária. Uma das principais estratégias de controle da malária que é empregada no Brasil é o “Projeto de apoiadores da malária”, que existe desde 2012. O projeto é direcionado a municípios responsáveis pela maioria dos casos no Brasil.

Objetivo (s)

Analisar o efeito da intervenção nesses municípios.

Material e Métodos

Estudo ecológico de séries temporais interrompidas, com análise do efeito da intervenção “Projeto de apoiadores da malária” entre 2012 e 2020. A intervenção foi aplicada em 48 municípios durante o período. Para avaliar o efeito da intervenção analisou-se as taxas de incidência de malária através de modelos de regressão segmentados de Prais-Winsten com municípios vizinhos como grupo controle.

Resultados e Conclusão

O grupo intervenção registrou 1.104.430 casos entre 2012 e 2020, com redução de 50,6% em relação ao total de casos entre 2003 e 2011. Em 2020 foram 95.621 casos, 50,4% a menos que em 2011. O número de municípios de alto risco caiu de 31 em 2011 para 17 em 2020. A regressão segmentada mostrou uma diminuição significativa anual de 42,0 casos por 1.000 habitantes em comparação com o grupo controle.
A intervenção mostrou força suficiente para reduzir as taxas de incidência em locais de alta endemicidade com efeito positivo nas ações de controle da malária no Brasil, podendo ter seu modelo replicado em outros países com cenários epidemiológicos semelhantes.

Palavras-chave

Análise de Regressão, Análise de Séries Temporais Interrompida, Malária, Plasmodium.

Agradecimentos

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Área

Eixo 14 | Outro

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

KLAUSS KLEYDMANN SABINO GARCIA, Seyi Soremekun, Christian Bottomley, Amanda Amaral Abrahão, Cristiano Barreto de Miranda, Chris Drakeley, Walter Massa Ramalho, André Machado de Siqueira