Dados do Trabalho
Título
DINÂMICA DOS AGENTES DA TRISTEZA PARASITÁRIA BOVINA EM BEZERRAS EM SISTEMAS DE CONFINAMENTO
Introdução
O complexo tristeza parasitária bovina (TPB) é um desafio constante em sistemas leiteiros.
Objetivo (s)
Determinar a situação epidemiológica da TPB em bezerras Holandês criadas em bezerreiro tropical e recriadas em compost barn e demonstrar a importância do diagnóstico epidemiológico.
Material e Métodos
A escolha do local para condução do estudo foi feita a partir de informações colhidas em fazendas de Minas Gerais, por projeto de extensão inscrito no Sistema de Informação da Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (SIEX-UFMG). n.302820. Amostras de sangue em tubo de coleta a vácuo com conservante EDTA e tubo sem conservante foram colhidas dos animais com temperatura retal superior a 39,4º C em out/2020 e encaminhadas à EV-UFMG para de teste sorológico e molecular. Foram amostrados 32 animais, dentro de três faixas etárias: 35-60d (6), 82-109d (7) e 111-242d (19).
Resultados e Conclusão
Anaplasma marginale foi detectado por PCR em 46,9% das bezerras, enquanto 56,3% apresentaram sorologia positiva, concentrados na faixa etária de 111 a 242d (14/32 animais). Babesia bigemina foi detectada por PCR em quatro bezerras entre 35 e 109d; 9,4% tiveram sorologia positiva antes dos 82d de idade, 6,3% de 82 a 109d e 6,3% 111-242d. O estudo demonstrou maior frequência de A. marginale nos casos de TPB no local avaliado, sendo um grande desafio, especialmente nos animais acima de 111d, que pode estar relacionada ao tipo de sistema compost barn, em que há redução do contato entre os animais e vetor biológico, mas não com moscas e mosquitos. Conhecer a situação epidemiológica permite desenvolvimento de estratégias para controle dos vetores e dos casos clínicos da doença além disso, a implementação de exame parasitológico direto na própria fazenda poderia auxiliar no uso racional de medicamentos ao direcioná-lo para o agente específico. O conhecimento da epidemiologia da TPB em cada propriedade auxilia veterinário, demais profissionais da área e gestores a buscarem alternativas para controle e manejo na rotina de propriedades.
Palavras-chave
Anaplasma marginale, Babesia spp., epidemiologia, tristeza parasitária bovina, medicina da produção
Agradecimentos
CAPES, FAPEMIG, CNPq
Área
Eixo 06 | Protozooses
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Anisleidy Pérez Castillo, Mayara Campos Lombardi, Júlia Angélica Gonçalves da Silveira, Camila de Valgas e Bastos Castro, Tiago Facury Moreira, Elias Jorge Facury Filho