Dados do Trabalho


Título

CORRELAÇÃO ENTRE ABANDONO DE TRATAMENTO E ÓBITOS POR TUBERCULOSE EM BRAGANÇA-PA

Introdução

A tuberculose (TB) é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis que habitualmente afeta os pulmões e pode levar à morte. Há tratamento para o controle e cura da doença, contudo a baixa adesão ou o uso inconstante de medicamentos podem interferir no manejo da doença.

Objetivo (s)

Analisar o perfil epidemiológico de tuberculose no município de Bragança-PA no período de 2013 a 2022

Material e Métodos

Trata-se de um estudo transversal e descritivo, a partir de informações colhidas no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN) do Departamento de Informática do SUS (DATASUS). Foram analisadas as seguintes variáveis, casos confirmados, abandono de tratamento e óbitos por TB. Para análise estatística foi utilizado o software BioEstat 5.3, foram aplicados os testes Shapiro-Wilk para verificar normalidade dos dados e Correlação de Spearman para analisar correlação entre abandono do tratamento e número de óbitos, foi adotado 5% de significância para todo o estudo.

Resultados e Conclusão

De 2013 a 2022 foi observada a ocorrência de 671 casos de tuberculose, com uma taxa de crescimento de 160,97% nesses nove anos e mediana de crescimento de 17,94 casos por ano. Houve 75 casos de abandono do tratamento durante todo o período, sendo a média de casos de abandono de 7,5±4,81 entre os anos. Referente aos óbitos, ocorreram 14 no período de 2013 a 2022, com maiores incidência nos anos de 2021 e 2022 com 5 e 6 casos respectivamente. Foi encontrada correlação significativa (p=0.08), moderada e diretamente proporcional (rs=0.56) entre abandono do tratamento e número de óbitos. Portanto, há necessidade de adoção de estratégias que favoreçam a adesão ao tratamento, por meio da capacitação dos profissionais e abordagem de educação em saúde humanizada para que os pacientes compreendam os riscos envolvidos no abandono do tratamento, a fim de conter o número de óbitos pela doença.

Palavras-chave

Tuberculose; Epidemiologia; Tratamento;

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

Laura dos Santos Barros, André Luiz Amorim, Fabiana Costa Cardoso, Géssica Fortes Tavares, Ana Paula da Silva Costa, Madsely Maia Gomes