Dados do Trabalho
Título
Tuberculose miliar: Hospitalizações e óbitos na Bahia nos últimos 3 anos.
Introdução
A tuberculose miliar é uma forma grave da tuberculose que ocorre quando a bactéria causadora da doença se espalha pelo corpo através do sangue. Nessa forma, a tuberculose pode afetar vários órgãos, como pulmões, fígado, baço, ossos e cérebro. Os sintomas da tuberculose miliar incluem febre, suores noturnos, perda de peso, fadiga, tosse e falta de ar. O diagnóstico é feito através de exames de imagem, como raio-x ou tomografia computadorizada, além de análise do escarro e outros fluidos corporais.
Objetivo (s)
Analisar o número de hospitalizações e óbitos na Bahia de Tuberculose miliar nos últimos 3 anos.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo de caráter retrospectivo, descritivo e transversal baseado em dados secundários obtidos na DATASUS acessado em 07/05/2023. O período considerado foi de 2020 a 2022. Coletamos as informações sobre as internações hospitalares e óbitos decorrentes da tuberculose miliar sendo analisadas por meio de frequência absoluta e relativa, estratificadas por ano e macrorregião de saúde.
Resultados e Conclusão
Entre 2020 e 2022 foram registradas 115 hospitalizações por tuberculose miliar, com uma média de 38 internamentos ao ano. As microrregiões sul, leste e extremo-sul tiveram o maior percentual de internamentos, 22, 21 e 19% respectivamente, seguida da oeste (10%), norte (8%), centro-leste (7%), centro-norte (6%), sudoeste (4%) e nordeste (3%). Neste mesmo período tivemos 17 óbitos, destes 9 foram registrados em 2020 e 4 em cada um dos demais anos. As macrorregiões com os maiores números de óbitos no período foram a sul, extremo-sul e leste, com 7, 3 e 2 registros respectivamente. A tuberculose miliar representou 4,7% das causas de internamento por tuberculose na Bahia entre os anos de 2020 e 2022. Trata-se de uma forma grave da doença que pode exigir hospitalização para o tratamento adequado. A hospitalização é indicada quando há risco de complicações da doença, como insuficiência respiratória, comprometimento do sistema nervoso central ou falência de órgãos. Desta forma é fundamental a existência de uma unidade de retaguarda hospitalar para o Programa de Tuberculose.
Palavras-chave
Tuberculose; Hospitalização; Bahia
Agradecimentos
Área
Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Márcia Sento Sé Magalhães Pimentel, Lucas Duarte Andrade, Bianca Oliveira Santana, Giulia Magno Rocha de Oliveira, Tamires Soares Nunes, Wendell Mascarenhas de Oliveira Almeida