Dados do Trabalho


Título

Impacto da vacinação contra Coronavírus no Brasil: um estudo ecológico de base populacional

Introdução

O desenvolvimento de vacinas contra a COVID-19 representa um avanço tecnológico importante para a saúde com o intuito de alcançar a imunidade coletiva e o controle da doença.

Objetivo (s)

Analisar o impacto inical das taxas de vacinação sobre a incidência e os óbitos por COVID-19 no Brasil.

Material e Métodos

Os microdados sobre a vacinação contra COVID-19 foram obtidos do openDataSUS, onde foram calculados os percentuais de imunização parcial (primeira dose) e completo (segunda dose ou dose única) no Brasil entre janeiro de 2021 e setembro de 2022. Para avaliar a transferência de entropia em diferentes lags foi utilizada a estatística Transfer Entropy usando o método de sliding window. O algoritmo adotou como critério de parada a observação de entropia significativa na direção percentual de vacinação – total de novos casos/óbitos. A correlação entre as séries temporais foi calculada no lag de parada do algoritmo, utilizando a estatística Detrended Cross-Correlation Coefficient (ρDCCA). As análises foram feitas no R, versão 4.2.0, com nível de significância de 5%.

Resultados e Conclusão

A vacinação contra COVID-19 foi iniciada no Brasil no dia 17 de janeiro de 2021 para os grupos prioritários. Após 36 dias do início da campanha de vacinação foi observada uma transferência de entropia (T.E. = 0.0141; p-valor = 0.0233) significativa da série temporal referente ao percentual de pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina em direção ao total de casos de pessoas infectadas por COVID-19. A correlação observada (ρ-DCCA = -0.4151) aponta para uma relação inversa entre as variáveis, em que, quanto maior o percentual de pessoas vacinadas com a primeira dose, menor é o número de registro de pessoas com COVID-19. Essa transferência de entropia também foi observada para a aplicação da segunda dose ou dose única, com significância observada a partir do 36º dia (T.E. = 0.0141; p-valor = 0.0133), contudo, o ρ-DCCA observado não foi significativo. Já em relação ao óbito, os resultados apontam para uma transferência de entropia a partir do 19º (T.E. = 0.0031; p-valor = 0.0300) e 21º dia (T.E. = 0.0031; p-valor = 0.0400), respectivamente para cobertura vacinal parcial e completa. Houve redução substancial das taxas de hospitalização e óbito por COVID-19 no Brasil, com velocidade de declínio maior em relação a mortalidade.

Palavras-chave

COVID-19; Pandemia; Imunização.

Área

Eixo 05 | Imunizações/ Saúde do viajante

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

Jamile Rodrigues Cosme de Holanda, Thayane Santos Siqueira, Sálvia Cely Cerqueira Carvalho, William Lucas da Silva Mendes Pina, Ruy Dantas Silva Gois Neto, Glicya Monaly Claudino dos Santos, José Rodrigo Santos Silva, Victor Santana Santos