Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE GEOHELMINTOSES ENTRE OS PRATICANTES DE ESPORTES DE AREIA DE UM MUNICÍPIO PERNAMBUCANO

Introdução

No período pandêmico, o risco de contaminações por geohelmintos é considerável. Isso ocorre pela procura de atividades físicas ao ar livre, como os esportes de areia. O Ancylostoma brasilienses e o caninum são os principais agentes etiológicos (AE) da Larva Migrans Cutânea (LMC) no Brasil. Ela é uma síndrome infecciosa cutânea (SIC) marcada pela presença de trajeto serpiginoso na pele, prurido intenso, distúrbios do sono, irritabilidade e infecções secundárias, geralmente sem complicações, pois o homem não é o hospedeiro definitivo do AE.

Objetivo (s)

Avaliar o conhecimento dos praticantes de esportes de areia sobre parasitoses transmitidas pelo solo e sobre LMC; e investigar a presença dos sintomas de geohelmintoses nesses indivíduos em um município pernambucano.

Material e Métodos

Elaborou-se questionário próprio semiestruturado contendo 38 perguntas sobre o perfil socioeconômico dos esportistas e sobre o conhecimento deles acerca das geohelmintoses. Ele foi aplicado em 42 indivíduos, em 2 arenas esportivas do município de Araripina – Pernambuco, durante 01 a 10 de abril de 2023. Após isso, realizou-se tabulação, em porcentagem, deles no Microsoft Excel.

Resultados e Conclusão

Quanto ao conhecimento prévio sobre parasitoses transmitidas pelo solo, desconsiderando LMC, dos 42 entrevistados, 30 (71,43%) possuem, sendo citados: tungíase, micoses (frieira) e ascaridíase. Ressalta-se que, dentre esses 30, foi citado cobreiro e esquistossomose. Quanto ao conhecimento prévio sobre LMC, dos 42, 31 (73,81%) possuem esse conhecimento, obtido devido às contaminações prévias, ao contato com indivíduos infectados, ao conhecimento por meio de estudos ou de informações de surtos em quadras. Dentro da amostra, 17 (40,48%) indivíduos já tiveram LMC. Todos eles relataram prurido. Outros sintomas relatados foram: edema, sensação de movimento na pele, vermelhidão e lesões elementares no local da infecção. Portanto, evidenciou-se breve conhecimento sobre parasitoses e LMC pelos entrevistados. Percebeu-se que quem já havia contraído LMC, apresentou sintomas condizentes com aqueles característicos da SIC, sendo o prurido o principal sintoma. Por isso, a promoção do conhecimento e a prevenção de geohelmintoses; e aumento da fiscalização pelas vigilâncias sanitárias municipais fazem-se relevantes para tal contexto, promovendo saúde no ambiente esportivo.

Palavras-chave

Pandemia; Esportes; Larva Migrans; Ancylostoma; Prurido.

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Ícaro Oliveira Bandeira, Aline Araújo Lacerda, Anne Gabrielle de Souza Diniz, Estênio Gabriel Miranda, Francarlos de Oliveira Souza, Iôgo Pereira Torres, João Antônio Gonçalves Filho, Maria Clara de Brito Cabral, Wanessa Pereira Campos Gonçalves Arraes, Mariana Gomes Vidal Sampaio