Dados do Trabalho


Título

Distribuição espacial e caracterização clínico-epidemiológica dos casos confirmados de monkeypox (mpox) no estado de Pernambuco entre 2022 e 2023

Introdução

A varíola símia (monkeypox, mpox) é uma doença viral endêmica em países africanos. Desde maio de 2022, novos casos têm sido reportados em regiões fora do continente africano, principalmente em homens que fazem sexo com homens. No Brasil, o primeiro caso de mpox foi descrito em junho de 2022 no estado de São Paulo, desde então já foram registrados casos em todos os estados da federação.

Objetivo (s)

Analisar a distribuição espacial e descrever as características clínicas e epidemiológicas dos casos confirmados de mpox no estado de Pernambuco.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo transversal de todos os casos confirmados de mpox em residentes do estado de Pernambuco entre julho de 2022 (semana epidemiológica 28/2022) e março de 2023 (semana epidemiológica 06/2023). Os dados foram obtidos a partir do banco do SINAN fornecido pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Os dados foram representados através da frequência absoluta e relativa ou mediana e intervalo interquartil. As análises foram realizadas através do programa estatístico JASP versão 0.16.

Resultados e Conclusão

Foram confirmados 362 casos de mpox em residentes do estado de Pernambuco no período analisado, distribuídos em 33 municípios. Os municípios de Recife (n=217; 59,95%) e Jaboatão dos Guararapes (n=61; 16,85%) concentraram 76,8% dos registros. Ao longo da série temporal, observou-se concentração de casos novos entre as semanas epidemiológicas 33 e 40 de 2022, sendo a maior média móvel observada nas semanas 33 e 34. Houve maior prevalência em indivíduos do sexo masculino (87%), homossexuais (60,6%) e de cor parda (58,6%). Um total de 118 casos (38,2%) possuía HIV. Os sintomas mais comuns foram erupções cutâneas (87,3%), febre (60,2%), cefaleia (45,3%) e lesão genital/perianal (40,3%). Nenhum caso evoluiu a óbito e 17 (6,1%) necessitaram de hospitalização. O presente estudo descreveu as características clínicas, espaciais e epidemiológicas dos casos de mpox confirmados no estado de Pernambuco. Os resultados fornecem subsídios para o desenho de estratégias para o combate à doença, principalmente nos grupos de risco.

Palavras-chave

análise espacial, epidemiologia, monkeypox, saúde pública, varíola

Agradecimentos

Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde - Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Rodrigo Feliciano Carmo, José Valter Joaquim Silva Júnior, Carlos Dornels Freire Souza