Dados do Trabalho


Título

Uso terapêutico de canabinóides na diminuição da circunferência da cintura: proposta terapêutica para a obesidade

Introdução

A obesidade é um importante problema de saúde pública e um dos principais fatores que contribuem para os encargos com a saúde
a nível mundial. A obesidade está associada a comorbilidades e a um maior risco de contrair infecções com piores desfechos. Estudos pregressos apontam que a susceptibilidade às doenças infecciosas relacionada com a obesidade se deve principalmente a um comprometimento das respostas imunes inata e adaptativa e à deficiência de vitamina D. O uso de canabinóides têm sido avaliado para o tratamento de diferentes condições clínicas.

Objetivo (s)

Avaliar o efeito do uso terapêutico de canabinóides na diminuição de indicadores antropométricos característicos da obesidade.

Material e Métodos

Para identificar os estudos que avaliavam o uso terapêutico de canabinóides associado a padrões de caracterização da obesidade em adultos, pesquisamos os bancos de dados independentes MEDLINE (PubMed), EMBASE, Biblioteca Cochrane (Central) e Web of Science. Realizou-se a busca manual por ensaios controlados randomizados (RCTs) através de referências de estudos selecionados. O protocolo do estudo foi registrado na plataforma PROSPERO (#CRD42023399615). Foram excluídas pesquisas sem uso terapêutico de canabinóides e realizadas com animais ou indivíduos com idade menor a 18 anos, revisões de literatura, estudos in vitro. Considerou-se o grupo intervenção adultos em uso de canabinóides e como controle o uso placebo. Alterações no peso e circunferência da cintura (CC) foram avaliados.

Resultados e Conclusão

Ao total, 4.394 participantes foram incluídos, sendo 2.674 no grupo intervenção e 1.720 no grupo placebo. Ao avaliarmos estudos com amostra representativa da população, o uso terapêutico de canabinóides apresentaram resultados significativos com relação a redução da CC correspondente a 1,55cm. Ao avaliarmos o subgrupo nas quais os indivíduos que fizeram uso terapêutico de canabinóides por mais de um ano foi observado redução da CC de 1,36 (diferença de médias = -1,36 [95% CI -2,63 – 0,10]). Não houve diferença estatística entre o grupo de intervenção (uso terapêutico de canabinóides) e controle (placebo) para o desfecho peso corporal. Os canabinóides podem ser utilizados como adjuvantes no tratamento da obesidade sob orientação médica e nutricional.

Palavras-chave

Canabinoides. Obesidade. Prevenção. Tratamento. Epidemiologia.

Área

Eixo 14 | Outro

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Nathalia Sernizon Guimarães, Marcela Gomes Reis, Renata Adrielle Lima Vieira, Andrea JF Ferreira