Dados do Trabalho


Título

Diversidade de pulgas com potencial zoonótico de pequenos roedores em área de Mata Atlântica na Floresta Nacional de São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul

Introdução

Os sifonápteros, comumente denominados de pulgas, são insetos globalmente distribuídos, cujo total de espécies catalogadas são de 3.000 espécies. Possuem hábito hematófago e parasitam majoritariamente mamíferos, principalmente os roedores, que por sua vez, são reservatórios de diversos bioagentes causadores de agravos transmitidos ou veiculados por pulgas. A Floresta Nacional de São Francisco de Paula está inserida no Bioma Mata Atlântica, denominada de hotspot de biodiversidade e de grande circulação de diversos patógenos que têm os artrópodes como vetores biológicos. No Rio Grande do Sul, são poucos os estudos relacionados a pulgas e a sua importância na saúde pública.

Objetivo (s)

O objetivo do presente estudo é caracterizar a diversidade de pulgas associadas a pequenos roedores presentes na Floresta Nacional de São Francisco de Paula.

Material e Métodos

Para tanto, foram capturados roedores com uso de armadilhas do tipo livetrap iscadas com diferentes alimentos típicos da dieta destes animais. Quando capturados, foram anestesiados e, após, vistoriados para retirada de todos os ectoparasitos que foram acondicionados em etanol 70GL. A identificação taxonômica foi procedida com o uso de chave dicotômica e literatura de apoio com descrição das espécies.

Resultados e Conclusão

Foram capturados 42 roedores de seis espécies, quais sejam, Akodon azarae (n=17), Delomys dorsalis (n=11), Deltamys sp. (n=07), Oligoryzomys nigripes (n=04), Sooretamys angouya (n=02) e Euryzygomatomys spinosus (n=01). Destes, 26 estavam parasitados por 44 pulgas de três diferentes espécies de pulgas, Craneopsylla minerva minerva (n=21, relação fêmea/macho de 2,00), Polygenis (Neopolygenis) pradoi (n=14, relação fêmea/macho de 0,75) e Polygenis (Polygenis) rimatus (n=09, relação fêmea/macho de 3,50). As pulgas encontradas na Unidade de Conservação são originárias da Região Neotropical, com registros prévios de patógenos. Assim, estes achados são de interesse à saúde pública quanto a caracterização da biodiversidade das pulgas e do ciclo enzoótico dos agentes de interesse sanitário por elas carreados.

Palavras-chave

Parasito-hospedeiro; Rhopalopsyllidae; Stephanocircidae; Vetor biológico.

Agradecimentos

CAPES

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Diogo Schott, Mateus Luis Haas, Douglas Ribeiro da Silva, Lucas José Schvambach, Viviane Kelin de Souza, Diego Jung, Fernanda Nunes Santos, Raimundo Wilson de Carvalho