Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇÃO DOS CASOS DE ESPOROTRICOSE NOTIFICADOS NO MUNICÍPIO DO IPOJUCA - PE/BRASIL ENTRE OS ANOS DE 2018 À 2022

Introdução

A esporotricose consiste em uma micose profunda provocada pelo fungo Sporothrix brasiliensis comumente encontrado na terra e em materiais em decomposição, a exemplo de madeira, galhos e folhas semelhante ao comportamento de outros fungos, a não ser devido à possibilidade de afetar humanos e outros animais domésticos como cães e gatos ou até mesmo cavalos, bois e porcos. Devido a isso, entender como o fenômeno do adoecimento por esse agravo se dá no contexto do município pode contribuir no desenvolvimento de políticas públicas que visem à redução do número de casos.

Objetivo (s)

Apresentar o perfil sóciodemografico dos indivíduos notificados com esporotricose no Município do Ipojuca entre os anos de 2018 a 2022.

Material e Métodos

A pesquisa foi desenvolvida através do banco de dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação – SINAN, considerando todos os casos notificados no período analisado, os dados passarem por um processo de validação, visando excluir duplicidades.

Resultados e Conclusão

Durante o período foram identificadas 50 notificações para o agravo, destas 36% no ano de 2022. Em todos os anos avaliados o total de indivíduos do sexo feminino foi maior que os do sexo masculino, representando 72% das notificações. Com relação ao critério raça/cor 54% dos indivíduos se declararam como parda ou preta, 86% dos casos residiam na zona urbana da cidade no momento da notificação. No tocante à escolaridade, em 52% das notificações não foi encontrado registro da informação, 22% cursaram da 1ª a 8ª serie, em 78% dos casos notificados o critério para confirmação foi o clínico epidemiológico e 92% dos casos notificados evoluíram para cura.
A esporotricose é conhecida como doença da roseira ou do jardineiro, devido a perfil do adoecimento no seu surgimento, se dando principalmente em indivíduos que desenvolviam atividades diretamente ligadas a terra e plantas, perfil que se alterou com o passar dos anos, a manifestação desta doença acontece quando o fungo atinge a parte mais profunda da pele e sua transmissão para humanos se dá principalmente através da mordida, arranhões e lambedura de gatos contaminados pelo fungo, devido a isso, a esporotricose pode representar um importante desafio para saúde pública do Brasil não somente no contexto da saúde humana, mas também no âmbito da saúde e bem estar animal.

Palavras-chave

Esporotricose, Sporothrix brasiliensis, Ipojuca

Área

Eixo 12 | Infecções causadas por fungos

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Maviael Victor Barros, Juliana Carla Serafim Silva, Thainá Taís Silva, Evelin Lucia Barros, Cicero Pereira Carvalho, Evania Maria Silva Santos, Manucia Machado Nunes Medeiros, Jorge Gominho Novaes Filho