Dados do Trabalho
Título
Investigação de alterações histológicas em necropsias de pacientes falecidos por Covid-19 utilizando microscopia eletrônica de varredura
Introdução
A infecção pelo vírus SARS-CoV-2 pode evoluir para um quadro respiratório grave, decorrente de uma resposta inflamatória intensa e ativação do sistema de coagulação, com formação de trombos em capilares alveolares, o que leva a insuficiência respiratória. Estudos em necrópsias de pacientes que faleceram por COVID-19 é uma abordagem importante para a compreensão da patogênese da doença. Um dos principais achados na histologia de pulmão de indivíduos necropsiados é a presença de trombos em arteríolas e capilares alveolares. Neste trabalho, utilizamos uma técnica que permite a utilização de microscopia eletrônica de varredura para analisar secções histológicas na tentativa de melhor caracterizar os achados histológicos.
Objetivo (s)
Utilizar de microscopia eletrônica de varredura para análise tridimensional de lesões em secções histológicas em casos de autopsias de pacientes com COVID- 19.
Material e Métodos
As amostras foram obtidas por autopsias minimamente invasiva guiada com ultrassom. Fragmentos de pulmão foram fixados em paraformoldeído 4%, posteriormente processados para inclusão em parafina. Cortes histológicos com cerca de 5µm foram aderidos em lamínula redonda de 1,2 cm de diâmetro. Em seguida, os cortes foram desparafinizadas, desidratadas em soluções de etanol em concentrações crescentes até 100%, secagem por ponto crítico e metalização com ouro. As amostras foram analisadas no microscópio eletrônico de varredura JEOL 6390LV em 10Kv.
Resultados e Conclusão
Pneumócitos hiperplásicos e agregados de fibrina foram observadas em configuração tridimensional em capilares alveolares. Hemácias compactadas em vasos e em íntimo contato com agregados de fibrina foram observados na luz de capilares e pequenos vasos.
Conclusão: A técnica proposta permitiu uma visualização tridimensional de relações entre células fibrina e matriz extracelular em pulmões de pacientes com COVID-19. Essa técnica é portanto promissora para a investigação de mecanismos de doenças infecciosas e degenerativas.
Palavras-chave
Palavras-chaves: Covid. Fibrina. Homeostase
Agradecimentos
Agência financiadora: FAPESB.
1 – Laboratório de Patologia Estrutural e Molecular - Instituto de Pesquisas Gonçalo Moniz - FIOCRUZ
Área
Eixo 09 | COVID-19
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado
Autores
RAYSSA DA SILVA DE OLIVEIRA, Geraldo GILENO SÁ OLIVEIRA, WASHIGTON LUIS CONRADO DOS-SANTOS, Claudio PEREIRA FIGUEIRA