Dados do Trabalho


Título

Amostras de swab nasofaríngeo como ferramenta adicional no diagnóstico da tuberculose no Estado do Amazonas

Introdução

A pandemia de COVID-19 causou milhões de casos e óbitos, com grande impacto na população mundial, tornando-se a primeira causa de morte por doença infecciosa, seguida pela tuberculose (TB). Viroses respiratórias apresentam semelhanças clínicas com a TB e podem ocorrer simultaneamente. Com o objetivo de otimizar recursos e fortalecer a vigilância laboratorial de doenças respiratórias endêmicas e emergentes no Amazonas, o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (LACEN-AM) incluiu a pesquisa de TB nos casos suspeitos de COVID-19/Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em amostras de swab nasofaríngeo, utilizando a técnica de RT-PCR em tempo real in house como teste de triagem.

Objetivo (s)

Analisar o uso de swab nasofaríngeo no diagnóstico de TB em casos suspeitos de COVID-19/SRAG no Estado do Amazonas.

Material e Métodos

Estudo descritivo de corte transversal, de casos suspeitos de COVID-19/SRAG em 2022, registrados no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), que realizaram investigação para vírus respiratórios e tuberculose por RT-PCR em tempo real in house. Os casos sugestivos de TB ativa foram investigados nos sistemas SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) e SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade) para confirmação do diagnóstico de TB e desfecho dos casos confirmados.

Resultados e Conclusão

Em 5.500 amostras de swab nasofaríngeo investigadas, 49 (0,9%) tiveram resultado sugestivo de tuberculose ativa. Destes, 13 (26,5%) evoluíram para óbito. Dentre os óbitos, 2 (15,4%) já eram casos confirmados de TB e estavam em abandono de tratamento, 2 (15,4%) foram confirmados posteriormente e 9 (69,2%) faleceram sem exames complementares. Nos outros 36 casos, 7 (19,0%) realizaram exames complementares e 3 (42,9%) confirmaram TB ativa. 29 casos não realizaram exames confirmatórios, nem tinham registro nos sistemas SINAN e SIM.
A utilização de swab nasofaríngeo e o uso do RT-PCR em tempo real in house como teste de triagem, podem ser uma ferramenta auxiliar no diagnóstico de tuberculose, principalmente em pacientes com dificuldade na coleta de escarro, como as crianças e idosos. Este estudo identificou casos de TB em pessoas que poderiam passar despercebidas pelas características semelhantes à COVID-19, porém não foi possível realizar exames confirmatórios na totalidade dos casos, devido ao elevado número de óbitos ou por alta hospitalar anterior ao resultado do exame.

Palavras-chave

Síndrome Respiratória Aguda Grave, Mycobacterium tuberculosis, diagnóstico diferencial.

Agradecimentos

FAPEAM e LACEN-AM/FVS-RCP

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

ANANDRA DE OLIVEIRA SARAIVA, GUILHERME ALFREDO NOVELINO ARAÚJO, GUSTAVO KYOSHI MASSUNARI, IRÊNIO DA SILVA GOMES, WALTER ANDRÉ JÚNIOR, KATIUSCIA DANTAS DE ARAÚJO, CLAUDIO FERNANDEZ ARAUJO, ANA RUTH LIMA ARCANJO, DANIEL BARROS DE CASTRO, TATYANA COSTA AMORIM RAMOS, MARLUCIA DA SILVA GARRIDO