Dados do Trabalho
Título
Impacto da busca ativa de casos sobre os Indicadores de Qualidade da Vigilância das Paralisias Flácidas Agudas/Poliomielite no estado de Minas Gerais em 2022
Introdução
A poliomielite também conhecida como paralisia infantil foi eliminada do Brasil há mais de 30 anos, e para manter este cenário ações integradas de vigilância epidemiológica e imunização são realizadas. A qualidade da vigilância das Paralisias Flácidas Agudas é avaliada por meio de quatro indicadores (Taxa de notificação, Investigação epidemiológica em até 48 horas; Coleta de uma amostra oportuna de fezes e Percentual de notificação negativa semanal).
Objetivo (s)
Analisar o impacto da busca ativa de casos sobre os indicadores de qualidade da vigilância, principalmente no indicador de taxa de notificação que recomenda identificar por ano, no mínimo, um caso de PFA para cada 100 mil habitantes menores de 15 anos de idade.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo descritivo retrospectivo realizado a partir das informações do formulário online “ Formulário para Busca Ativa de PFA” preenchido em 2022, por profissionais de serviços de saúde de Minas Gerais. Os dados sobre a Taxa de notificação foram obtidos no Sistema de Informação de Agravos de Notificações (Sinan) e as informações coletadas foram analisadas no programa Microsoft Office Excel.
Resultados e Conclusão
Devido ao risco de reintrodução da poliomielite no Brasil, o Ministério da Saúde orienta que estados e municípios intensifiquem nos serviços de saúde, as rotinas de busca ativa de casos de Paralisia Flácida Aguda ( PFA) em crianças e adolescentes menores de quinze anos.
A busca ativa institucional consiste na revisão periódica dos diagnósticos e prontuários de pacientes com queixa de diminuição de força muscular, ou outros sintomas que indiquem um déficit motor de início súbito. Os casos identificados pelos serviços de saúde foram registrados no Sinan, investigados e encerrados conforme fluxos já existentes. Os resultados da busca ativa de 2022, apontam que 544 serviços de saúde revisaram 453.489 prontuários resultando na notificação, investigação e encerramento de nove casos de paralisia flácida aguda. Em 2022 Minas Gerais notificou 44 casos de PFA e os nove casos identificados na busca ativa contribuíram para que a meta do indicador de Taxa de Notificação fosse atingida, o que não ocorria desde 2016.
Palavras-chave
Poliomielite, busca ativa, taxa de notificação, vigilância epidemiológica
Área
Eixo 14 | Outro
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Fabiana Cristina da Silva