Dados do Trabalho


Título

Falha no tratamento materno e alta taxa de casos sintomáticos de sífilis congênita em uma maternidade de referência

Introdução

A sífilis congênita é a segunda principal causa de morte fetal evitável em todo o mundo, embora apresente tratamento e diagnóstico acessíveis. No estado da Bahia, a prevalência elevada da sífilis congênita persiste como um indicador de baixa qualidade da saúde materno-infantil.

Objetivo (s)

O estudo teve como objetivo descrever as características clínicas, laboratoriais e sociodemográficas dos casos de sífilis congênita notificados na maternidade, a fim de contribuir para o entendimento da situação da sífilis congênita em Salvador.

Material e Métodos

Foi realizado um estudo observacional de corte transversal, retrospectivo e documental a partir de fichas de notificação de casos de sífilis congênita do período de 2016 a 2019 em uma maternidade de Salvador, Bahia. Dados de prontuário eletrônico foram utilizados para complementar as informações faltantes. A avaliação estatística consistiu de análise de frequências absolutas e relativas.

Resultados e Conclusão

Foram incluídas 879 fichas de notificação, com maior frequência no ano de 2019. Observou-se uma elevada frequência de mulheres com educação secundária (289, 33%). No que se refere ao momento do diagnóstico da infecção, elevada porcentagem das mães teve diagnóstico no momento do parto ou após (337, 38.4%). 249 dos recém-nascidos (28.3%), apresentaram sintomas, sendo icterícia o mais frequente (235, 26.9%). A maioria dos recém-nascidos teve alta, e 3 casos (0.3%) de óbitos por sífilis foram identificados. O estudo apontou para observação de fragilidades no tratamento e diagnóstico das mães de casos de sífilis congênita, e para a importância dos testes complementares e da investigação de casos sintomáticos entre os recém-nascidos. Os dados ressaltam para a importância da ampliação da divulgação em saúde sobre a sífilis para gestantes e seus parceiros.

Palavras-chave

Sífilis congênita. Pré-natal. Epidemiologia. Prevenção e controle. Diagnóstico.

Agradecimentos

Agradecemos às instituições de fomento à pesquisa CAPES, CNPq e FAPESB.

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Alan Oliveira Duarte, Mariellen Santos de Jesus Souza, Ricardo Sampaio Hein da Silva, Géssica Almeida Vasconcelos, Juan Ignacio Calcagno, Patrícia Santos de Oliveira, Lorena Cunha Martins, Ciro Gomes Machado, Maria Aline Silva Alves, Isadora Cristina de Siqueira