Dados do Trabalho


Título

Prevalência do vírus da hepatite Delta genótipo 3 na Amazônia Ocidental

Introdução

A hepatite Delta afeta cerca de 15 milhões de indivíduos em todo o mundo, entretanto, esse número ainda é subestimado. O Estado de Rondônia, localizado dentro Amazônia Ocidental, apresenta características de alta endemicidade para hepatite Delta, onde é encontrado casos mais graves que a monoinfecção crônica pelo HBV, entretanto, estudos que avaliam a diversidade do HDV ainda são escassos na região amazônica.

Objetivo (s)

Esta proposta teve como objetivo avaliar a variabilidade genômica do vírus da hepatite Delta em população da região amazônica.

Material e Métodos

Foram recrutados durante o período de 2018 e 2022 um total de 19 pacientes provenientes do Ambulatório de Hepatites Virias do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical – CEPEM, centro de referência para Rondônia e outras localidades próximas. Foi empregado a técnica de PCR convencional para a amplificação do genoma completo do HDV. A amostra foi purificada e sequenciada pelo método de Sanger automatizado. A genotipagem foi determinada por meio da construção de uma árvore filogenética pelo método de Máxima Verossimilhança.

Resultados e Conclusão

A população de estudo teve a prevalência de indivíduos do sexo masculino (73,7%, 14/19) e uma mediana de idade de 46 anos. Em relação aos aspectos clínicos, 73,7% (14/19) dos indivíduos recebiam terapia antiviral e 68% (13/19) possuíam doença hepática avançada, dois quais, 15,8% (3/19) apresentaram cirrose. A presença do genótipo 3 do HDV foi identificada em 100% (19/19) das amostras e foi mostrado uma relação filogenética mais próxima com sequências brasileiras. Também foi observado uma relação próxima de indivíduos de cidades diferentes, fornecendo dados interessantes acerca da história evolutiva do HDV bem como as possíveis rotas de transmissão. A variabilidade genética do HDV-3 encontrada foi ampla, considerando um alta dispersão das amostras em diferentes clusters.

Palavras-chave

HDV; Genótipo 3; Diversidade genética;

Agradecimentos

Instituto Nacional de Epidemiologia na Amazônia Ocidental – INCT-EPIAMO; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

Tárcio Peixoto Roca, Juan Miguel Villalobos Salcedo, Deusilene Souza Vieira, Livia Melo Villar