Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA NO MUNICÍPIO DE VALENÇA – BAHIA

Introdução

A Leishmaniose tegumentar americana (LTA) é uma antropozoonose, infecto-parasitária, causada por um protozoário do gênero Leishmania, transmitida ao homem pela picada do mosquito flebotomíneo, de ampla distribuição no Brasil que pode acometer tecidos cutâneos e mucosos. A LTA representa um grande problema de Saúde Pública, pois além da alta incidência e ampla distribuição geográfica, é uma doença que merece atenção devido à magnitude do seu acometimento dermatológico com capacidade de produzir deformidades. O Estado da Bahia se destaca como um dos principais circuitos espaciais de produção da doença no Brasil, que corresponde principalmente ao Vale do Jiquiriçá, Médio Rio de Contas, Baixo Sul e Litoral Sul. Recentemente, 11 municípios do estado foram considerados prioritários no acompanhamento da leishmaniose tegumentar devido ao intenso risco de transmissão, entre esses municípios está Valença-Ba.

Objetivo (s)

Este estudo teve como objetivo conhecer os aspectos epidemiológicos da LTA na cidade de Valença-Ba no período compreendido entre os anos de 2018 e 2022.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quali-quantitativa, utilizando dados secundários de casos confirmados de LTA registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e disponibilizados no site do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS).

Resultados e Conclusão

Foram registrados 639 casos de LTA. A baixa escolaridade foi fator relevante, dentre os casos, 474 não tinham o nível fundamental completo. A LTA foi mais prevalente em indivíduos do sexo masculino, na faixa etária de 20-39 anos, de cor parda e residentes em zona rural. A forma clínica mais prevalente foi a cutânea, sendo em sua maioria diagnosticada pelo método clínico laboratorial. A maioria dos casos evoluiu para a cura, e não foram registrados óbitos no período pesquisado. Conclui-se que os dados analisados neste estudo apontam a direção para os problemas que ajudam a disseminar a doença no município de Valença, fazendo-se necessária a mobilização de recursos para que planos e ações de controle sejam implementados e intensificados por gestores e profissionais de saúde, especialmente ações que envolvam a população na conscientização sobre o modo de transmissão da doença e sobre como o impacto de ações antrópicas destrutivas ao meio ambiente podem favorecer a disseminação da LTA.

Palavras-chave

Leishmaniose Tegumentar Americana. Valença-Ba. Fatores socioeconômicos. Fatores ambientais.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Nicolly Barbosa de Jesus, Ednara Almeida de Souza