Dados do Trabalho


Título

EPIDEMIOLOGIA DA TUBERCULOSE ENTRE POPULAÇÃO VULNERÁVEL EM UM ESTADO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL

Introdução

A tuberculose (TB) é um grave problema de saúde pública, principalmente no que concerne a resistência aos antimicrobianos diante do elevado percentual de abandono, em especial para as populações mais vulneráveis, tais como indivíduos privados de liberdade e aqueles vivendo em situação de rua.

Objetivo (s)

Analisar os dados epidemiológicos da TB entre a população vulnerável em Rondônia.

Material e Métodos

Estudo observacional, descritivo, realizado de forma transversal e abordagem quantitativa, a partir dos registros dos casos diagnosticados e notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação em Rondônia, no período de 2015 a 2021. Considerou-se aqueles que foram registrados como população privada de liberdade (PPL) ou população em situação de rua (PSR). Os dados foram armazenados e analisados por meio de estatística descritiva no programa Epiinfo, versão 7.2.5.0, após atender aos preceitos éticos.

Resultados e Conclusão

No período deste estudo, foram notificados 4.957 casos de TB em Rondônia, dos quais 846 (17,1%) foram registrados como PPL e 129 (2,6%) como PSR. Verificou-se que ambas as populações possuem o predomínio da forma clínica pulmonar (93,0% entre a PPL e 97,7% na PSR), ainda que o tipo de entrada seja caso novo (72,9% e 54,3%, respectivamente), identificou-se um elevado percentual de reingresso após abandono, principalmente entre a PSR (38,0%). Tais achados refletem o baixo percentual de cura (75,1% entre a PPL e 40,3% na PSR) e elevado para o abandono (21,3% e 48,8%, respectivamente). Diante dos achados encontrados, questiona-se sobre a organização da Rede de Atenção à Saúde, resolutividade da Atenção Primária, bem como o acesso aos serviços, visando atender aos princípios do Sistema Único de Saúde, sobretudo a equidade para redução das iniquidades sociais. Os desfechos desfavoráveis interferem no adoecimento, inclusive pelo desenvolvimento de cepas resistentes com transmissão destas e, consequentemente, gravidade dos sinais e sintomas, complexidade do caso e possibilidade maior do óbito.

Palavras-chave

Tuberculose; Populações Vulneráveis; Vigilância em Saúde Pública; Epidemiologia; Sistema de Informação em Saúde.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Nilda de Oliveira Barros, Pedro Henrique Cardoso Duarte, Rebeca Sousa Braga, Carla Cailane Cenci Silva, Katherine Araújo Carvalho, Maria Clara Moreira Lourenço Brito, Mariana Bobato Pulgatti, Jênnifer de Oliveira Almeida, Marva Seifert, Nathalia Halax Orfão