Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico dos casos de leishmaniose visceral humana em Floriano, Piauí entre os anos de 2014 à 2022

Introdução

A leishmaniose visceral (LV) é uma doença de evolução crônica e sistêmica, sendo o agente etiológico, o protozoário Leishmania infantum, transmitida por flebotomíneos a partir de reservatórios urbanos e silvestres, cuja gravidade, se não tratada, pode levar a óbito em mais de 90% dos casos.

Objetivo (s)

O objetivo deste trabalho é caracterizar o perfil epidemiológico dos casos humanos confirmados de infecção por leishmaniose visceral em Floriano- PI.

Material e Métodos

a partir dos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), entre os anos de 2014 a 2022. As variáveis exploradas na pesquisa foram: ano de notificação, número de casos confirmados, sexo, raça, escolaridade, zona residencial, faixa etária, evolução e origem dos casos.

Resultados e Conclusão

Foi possível identificar um total de 56 casos de LV, cujos portadores são majoritariamente de cor parda 66,1% (n= 37), sexo masculino (80,3%; n=45), idade entre 20 a 39 anos (35,7%; n= 20) e residentes na zona urbana (62,0%; n=35). A maioria dos registros (14,3%, n=8) indicam que a escolaridade observada entre os casos notificados estão entre a 1ª a 4ª série incompleta do ensino fundamental. Quanto a evolução, foi obtido cura em 25,0% (n=14) dos casos notificados, óbito em 8,9% (n=5) e 94,6% (n=53) dos casos são de origem autóctone. Sinteticamente, percebe-se que o perfil epidemiológico dos casos notificados de LV ao longo da série histórica avaliada, correspondem a etnia parda, sexo masculino, com idade entre 20 a 39 anos, residentes na zona urbana do município e com baixo índice de escolaridade. Os dados revelam a necessidade de estudos posteriores que venham a elucidar outras variáveis importantes na cadeia de transmissão da LV em Floriano, como exemplo, a prevalência da infecção entre reservatórios urbanos, bem como, a fauna flebotomínica registrada no município.

Palavras-chave

Perfil epidemiológico, Leishmaniose Visceral e SINAN.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Laecio Feitosa Barbosa, Maria Regiane Araujo Soares, Marijany Costa Miranda Silva