Dados do Trabalho


Título

Microrganismos fotossintetizantes como agentes imunorreguladores: uma busca por alvos terapêuticos para leishmaniose visceral no contexto da Saúde única

Introdução

A leishmaniose visceral (LV) é uma zoonose que envolve protozoários, vetores, humanos, animais domésticos, vida selvagem e a interação entre os seus ambientes, sendo considerada um problema grave de saúde pública. Assim, para o real controle da LV, faz-se necessário que esta enfermidade seja abordada dentro do contexto da Saúde Única. Diante disso, microrganismos fotossintetizantes (MFs) vêm sendo investigados, mostrando-se promissores quanto ao potencial na terapêutica de doenças parasitárias.

Objetivo (s)

Este estudo teve como objetivo avaliar a resposta imune celular in vitro de humanos saudáveis frente ao MF Arthrospira platensis.

Material e Métodos

O extrato de A. platensis foi obtido por sonicação. Em seguida, células mononucleares do sangue periférico (PBMC) foram cultivadas e tratadas com o mitógeno fitohemaglutinina (PHA = 10 μg/mL), antígeno solúvel de L. infantum (LSA = 25 μg/mL), Antimoniato de n-Metilglucamina (droga de referência com a CC50 412,56 µg/mL) e extrato de A. platensis (CC50 = 986,11 µg/mL, ½ da CC50 = 493,055 µg/mL, ¼ da CC50 = 246,52 µg/mL e IC50 = 259,20 µg/mL). A avaliação do potencial imunomodulador foi realizada por meio de RT-qPCR de fatores transcricionais específicos e citocinas.

Resultados e Conclusão

Entre as células tratadas com A. platensis houve destaque para a CC50, a qual apresentou diferença estatística significativa entre a expressão positiva de Tbx21 e negativa de FOXP3 (p = 0,0415), além de expressões positivas das citocinas IFN-γ e TNF e negativas de IL-10 e TGF-β, mostrando resultados equivalentes entre as expressões de cada gene e suas citocinas associadas. A análise comparativa revelou que A. platensis induziu um perfil mais favorável à proteção do que o LSA e a droga de referência, com destaque para diferenças estatísticas significativas em FOXP3 (p = 0,0064 e 0,0019, respectivamente). Em conclusão, o perfil de resposta imune estimulado em células tratadas com o extrato de A. platensis demonstrou tendência à proteção (Th-1), com associação entre os fatores transcricionais e suas citocinas associadas. Estes dados fornecem subsídios para continuidade da pesquisa e realização dos ensaios pré-clínicos (Prova de conceito).

Palavras-chave

Microrganismos fotossintetizantes. Imunomodulação. Terapia. Leishmaniose Visceral. Saúde Única.

Agradecimentos

FACEPE; CNPq; FIOCRUZ

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Isabelle Barreto Silva Moreira Reino, Rômulo Pessoa-e-Silva, Maria Gabriella Nunes Melo, Jady Moreira Silva, Janilene Oliveira Nascimento, José Noé Silva Júnior, Alexsandra Frazão Andrade, Kevin Caio Richardson Pereira Santos, Leucio Câmara Alves, Raquel Pedrosa Bezerra, Milena Paiva-Cavalcanti