Dados do Trabalho


Título

Participação dos receptores Toll-like 4 e RAGE na resposta inflamatória das lesões musculares causadas pelos venenos das serpentes Bothrops jararacussu e Crotalus durissus terrificus

Introdução

No envenenamento por Bothrops jararacussu ocorre lesão muscular local, com reação inflamatória. Já o veneno de Crotallus durissus terrificus não induz reação inflamatória significativa no local da picada, apesar de causar efeito miotóxico sistêmico. Após o envenenamento, o músculo libera moléculas que interagem com diversos receptores, como Toll-like e RAGE.

Objetivo (s)

Avaliar a influências dos receptores Toll-like 4 e RAGE sobre a resposta inflamatória e na regeneração dos músculos lesados pelos venenos de Bothrops jararacussu (VBjussu) e Crotalus durissus terrificus (VCdt).

Material e Métodos

Camundongos Swiss foram previamente tratados com os inibidores desses receptores receberam doses subletais dos venenos de VBjussu e VCdt no músculo gastrocnêmio. O músculo foi coletado para avaliação da resposta inflamatória, função e regeneração muscular 4 horas, 1, 7 e 21 dias após o envenenamento, os resultados comparados aos obtidos em animais controle, apenas envenenados.

Resultados e Conclusão

Os resultados mostram que 4 horas após o envenenamento por VBjussu ocorreu um aumento nos níveis da enzima mieloperoxidase (MPO), ativação da via NF-kB, aumento de citocinas pró-inflamatórias, além da redução de CK residual. O pré-tratamento com inibidor do TLR-4 reduziu esses parâmetros. Na expressão de marcadores miogênicos, houve redução de MyoD e um aumento de Pax7 após o envenenamento por VBjussu no grupo pré-tratado com o inibidor de TLR4. O pré-tratamento com ambos os receptores reduziu os níveis séricos de IL-10.No envenenamento por VCdt, não ocorreram alterações locais significativas. No entanto, foi notado um aumento de IL-10 e falta coordenação motora nos tempos iniciais. Já com a inibição de receptor RAGE, a enzima MPO foi elevada, bem como o TNF-α nos grupos que receberam os inibidores. Os resultados também mostraram que o pré-tratamento melhorou os parâmetros de função muscular.Até o presente momento, nosso estudo mostra a diferenças significativas no processo inflamatório induzido por VCdt e VBjussu, verificando como a inibição dos receptores TLR4 e RAGE pode alterar a resposta inflamatória, mostrando assim que os receptores possuem diferentes papéis na atuação local e sistêmica. O TLR-4 modula o infiltrado inflamatório, citocinas inflamatórias e ambos os receptores influenciaram na ativação da via NF-kB, após o VBjussu.O receptor RAGE aparentemente participa do quadro de baixa atividade inflamatória local observado após o envenenamento por VCdt.

Palavras-chave

Bothrops jararacussu,Crotalus durissus terrificus, inflamação

Agradecimentos

Capes

Área

Eixo 03 | Acidentes por animais peçonhentos

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

Maria Beatriz Bernardez Amorim , Luis Roberto de Camargo Gonçalvez