Dados do Trabalho


Título

ASSOCIAÇÃO ENTRE CONSUMO DE PESCADO E DE AÇAÍ E OS NIVEIS DE MERCURIO NO TECIDO CAPILAR, EM RIBEIRINHOS DA REGIÃO DO TOCANTINS, NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Introdução

A exposição ao mercúrio através da dieta é um risco para a saúde de populações cuja hábito é o consumo frequente de peixes, os quais são considerados fonte importante do metilmercurio, que tem um grande potencial toxico neurológico. Na Amazônia, para populações ribeirinhas o consumo do peixe sempre carregou um grande valor cultural na dieta junto com outros alimentos como o açaí em populações ribeirinhas.

Objetivo (s)

Avaliar a associação entre a frequência de ingestão de peixes e de açaí com as concentrações de mercúrio total (HgT) em ribeirinhos da região do Tocantins, na Amazônia brasileira.

Material e Métodos

Participaram 77 ribeirinhos adultos que concordaram em responder um questionário de frequência alimentar e em fornecer uma amostra de cabelo para análise de HgTotal. As amostras foram processadas para análise pela espectrofotometria de absorção atômica, por vapor quente, através do Mercury Analyzer SP3D, do Laboratório de Toxicologia do Núcleo de Medicina Tropical da UFPA. Os resultados são apresentados em microgramas / grama (µg/g).

Resultados e Conclusão

Dentre a amostra de 77 indivíduos, apenas 3 (3,89%) apresentaram valores de mercúrio acima de 2 µg/g (limite aceitável pela WHO, 2008). Os valores de HgTotal em cabelo variou de 0,05 à 6,27µg/g. Sobre a população 55,84% possuía alto consumo de peixes (>4 ref. por semana) e demonstraram uma concentração média de HgTotal de 1,38µg/g. Quanto a ingesta de açaí, 62,33% possuía um alto consumo (>4 ref por semana) entretanto não houve diferença significativa dos valores de HgTotal entre os grupos que não ingerem com aqueles com baixo e alto consumo. A frequência de consumo de peixes influência nos elevados níveis de exposição ao mercúrio, diferente do açaí, onde, seu consumo demonstrou não influenciar nos níveis de mercúrio em cabelo. Novos estudos com tamanho amostral maior são necessários.

Palavras-chave

mercúrio, exposição, dieta, peixes, açaí.

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

André Luiz Amorim, Fabiana Costa Cardoso, Biana Diniz, Sidney Amaral da Silva, Laura dos Barros, Géssica Fortes Tavares, Ana Paula da Silva Costa , Márcia Cristina F de Silva, Maria da Conceição Nascimento Pinheiro