Dados do Trabalho
Título
Inovação na Armadilha Adultrap® para o Monitoramento de Aedes aegypti e Aedes albopictus.
Introdução
Os mosquitos são responsáveis pela emergência e reemergência de doenças infecciosas causadas por vírus, protozoários e certos vermes. A presença de mosquitos vetores representa risco para as populações expostas às picadas deles. Aedes aegypti e Aedes albopictus são vetores de importância para a saúde pública em todo o mundo. A rápida expansão da distribuição destas espécies pelo mundo, impulsionada pelo crescimento populacional, urbanização e mudanças climáticas tem corroborado com o aumento de casos de dengue, Zika e Chikungunya. Considerando as elevadas morbidade e mortalidade das doenças intermediadas por mosquitos, é evidente a relevância de avaliar métodos para o monitoramento da presença de arbovírus nas espécies vetoras em cenário de transmissão de arboviroses.
Objetivo (s)
O presente trabalho visa contribuir para o conhecimento dos componentes entomológicos associados à transmissão de arbovírus por Aedes aegypti e Ae. albopictus.
Material e Métodos
As capturas foram realizadas no município de Pariquera-Açu, Estado de São Paulo, utilizando armadilhas Adultrap® modificadas estruturalmente e com a adição de um polímero superabsorvente de poliacrilonitrila como substrato para obtenção de amostras de adultos e ovos das espécies alvo do estudo para a investigar a presença de arbovírus.
Resultados e Conclusão
Foram realizadas 20 coletas durante os meses de maio, final de agosto e setembro de 2022 e janeiro e início de fevereiro de 2023, obtendo-se na armadilha 254 indivíduos adultos de culicídeos evidenciados por 11% de Aedes aegypti (28/254), 6% Aedes albopictus (16/254), 83% outros culicídeos (210/254) representados pelos gêneros Culex (Microculex) sp., Limatus sp., Sabethes sp., Toxorhynchites sp., Trichoprosopon sp. e Wyeomyia sp., e 297 ovos expressados por 71% de Aedes aegypti (210/297), 13% de Aedes albopictus (38/297) e 16% de Outros culicídeos (49/297) caracterizado pela tribo Sabethini. A necessidade de se adotar novas ferramentas efetivas visando novas estratégias de controle integrado, são uma pertinente ferramenta no combate aos vetores, portanto, novas abordagens em armadilhas como a Adultrap®, tornam-se alternativas a métodos tradicionais pouco eficazes.
Palavras-chave
Vale do Ribeira, Culicidae, Hidrogel
Agradecimentos
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado
Autores
Guilherme Vieira Santos, Maria Anice Mureb Sallum