Dados do Trabalho


Título

Avaliação da técnica de LAMP em amostras obtidas de swab de lesão cutânea ulcerada frente às técnicas convencionais de diagnóstico para leishmaniose tegumentar americana em pacientes atendidos em centro de referência no Rio de Janeiro, Brasil.

Introdução

A leishmaniose tegumentar (LT) é uma doença infecciosa parasitária causada por protozoários flagelados pertencentes ao gênero Leishmania.

Objetivo (s)

O objetivo desse estudo é avaliar a técnica de LAMP para diagnóstico da LTA em amostras clínicas obtidas a partir de swab de lesão cutânea ulcerada comparado ao fluxo de diagnóstico de rotina em pacientes atendidos no ambulatório do INI/Fiocruz, no período de 2021 a 2023.

Material e Métodos

Até o presente momento foram incluídos 46 pacientes no estudo. Destes, dentre os pacientes do grupo de casos, 32,6% (15/46) foram confirmados para LT, e dos controles, 30,4% (14/46) para esporotricose, 17,3% (8/46) com outras enfermidades cutâneas e 19,5% (9/46) com diagnóstico a esclarecer. Para os testes moleculares foi utilizado kit de extração de DNA PureLink™ Genomic DNA Mini Kit, primers kDNA/120 pb (Fagundes et al., 2010) para cPCR e para LAMP, primers Nzelu et al. (2014) e mix comercial WarmStart®.

Resultados e Conclusão

A sensibilidade analítica do LAMP utilizando cepa de referência L.braziliensis foi de 10pg com 30 minutos de incubação à 64°C. A sensibilidade (S) e especificidade (E) da cPCR e LAMP foram respectivamente S 87,5% (14/16) e 100% (13/13) e E 100% (21/21) e 92,86 (13/14). Os testes de LAMP foram realizados em duplicada e o índice Kappa foi de 0,84 (concordância perfeita). O resultado parcial demonstrado até o momento para cPCR já era esperado e está de acordo com observado na rotina diagnóstica do laboratório. Os resultados da técnica de LAMP são promissores, principalmente, levando em consideração que está sendo avaliada com amostras de coleta pouco invasiva (swab), não exige estrutura laboratorial complexa bem como equipe médica especializada para coleta das amostras biológicas.

Palavras-chave

Leishmaniose tegumentar americana; swab; cPCR; LAMP.

Agradecimentos

LaPClin VigiLeish INI/FIOCRUZ

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Elizabeth Cristina Araujo Ferreira da Silva, Maria Inês Fernandes Pimentel, Daniel Moreira de Avelar, Gabrielle Baldan Stanciola, Isabela Cordeiro da Silva Santos, Aline Fagundes da Silva, Luciana de Freitas Campos Miranda, Andreza Pain Marcelino