Dados do Trabalho


Título

FATORES DE RISCO ASSOCIADO A ACIDENTES OFÍDICOS COM COMPLICAÇÕES: UMA ANÁLISE RETROSPECTIVA DOS DADOS COLETADOS NO BRASIL.

Introdução

O ofidismo constitui um problema de saúde pública especialmente em áreas tropicais. A inoculação de veneno por meio das presas das serpentes peçonhentas durante uma picada induz um quadro clínico nas vítimas caracterizado por alterações locais e sistêmicas.

Objetivo (s)

Neste estudo, o objetivo foi investigar os fatores associados às complicações envolvendo o envenenamento por picada de serpentes.

Material e Métodos

Por meio de informações não identificadas obtidas do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) foi aplicado um modelo de regressão logística multivariado bayesiano para verificar possíveis fatores de risco envolvendo as complicações em acidentes ofídicos. Foram considerados acidentes ofídicos leves aqueles que apresentavam apenas os seguintes sinais: dor e edema local e equimoses leves e, acidentes com complicações, classificados como moderados ou graves, os que apresentavam dor e equimoses evidentes, manifestações hemorrágicas discretas a sangramento intenso, edema intenso e extenso, bolhas, oligúria e hipotensão, oriundos de 260.291 casos notificados entre janeiro de 2010 a dezembro de 2022.

Resultados e Conclusão

De acordo com os resultados encontrados pode-se observar que o perfil das vítimas mais propensos a sofrerem acidentes ofídicos são adultos, com idade mediana de 40 anos, do sexo masculino (78,8%) e que vivem na zona rural (79%), sendo que 30,6% desses indivíduos residem na Região Norte do Brasil. Dentre os indivíduos analisados cerca de 42,4% apresentaram algum tipo de complicação grave ou moderada considerados acidentes graves ou moderados enquanto que 68.6% considerados acidentes leves. O resultado do modelo utilizado indicou que indivíduos que residem na zona rural (OR 1,37, CrI 1,34 - 1,4) e aqueles que tiveram acesso a consulta médica após seis horas do acidente (1,38, 1,34 - 1,42) são os grupos mais prováveis de evoluírem para um acidente ofídico grave ou moderado com complicações. Diante das análises realizadas nota-se que o atendimento médico precoce nas picadas de serpentes é fundamental para um prognóstico favorável.

Palavras-chave

Acidentes ofídicos, Modelagem bayesiana, Dados Secundários

Área

Eixo 03 | Acidentes por animais peçonhentos

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Keityane Boone Bergamaschi, Alex A. F Ferreira, Maiara C. F Soares, Larissa S. Boaventura, Charles Nunes Boeno, Juliana P Zuliani, Moreno M. S Rodrigues