Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO in silico DA INTERAÇÃO DE TRIMETOXIFENILCHALCONAS COM A ENZIMA TRIPANOTIONA REDUTASE DE Trypanosoma cruzi

Introdução

A doença de Chagas (DC), provocada pelo Trypanosoma cruzi, é uma parasitose com alta morbimortalidade que tem o benznidazol (Bz) como fármaco de escolha. Devido a sua eficácia limitada na frase crônica e seu perfil de toxicidade, tem-se buscado novas estratégias terapêuticas visando o desenvolvimento de fármacos tripanocidas, sobretudo aquelas focadas na biologia do parasito. Dentro da pesquisa antichagásica, as chalconas são um grupo de compostos interessantes, visto os seus efeitos antimicrobiano e antiparasitário previamente descritos. Nesse sentido, foi desenvolvida uma série de trimetoxifenilchalconas (E)-1-(2-hidroxi-3,4,6-trimetoxifenil)-3-fenilprop-2-en-1-ona (Ch-C), (E)-3-(4-clorofenil)-1-(2-hidroxi-3,4,6-trimetoxifenil)prop-2-em-1-ona (Ch-4Cl) e (E)-3-(2,4-diclorofenil)-1-(2-hidroxi-3,4,6-trimetoxifenil)prop-2-en-1-ona (Ch-DiCl).

Objetivo (s)

O presente trabalho visou avaliar a interação teórica de trimetioxifenilchalconas com TcTR.

Material e Métodos

As estruturas tridimensionais dos ligantes e da proteína foram obtidas por meio de desenho, utilizando o software MarvinSketch, e do banco de dados Protein Data Bank (PDB: 1GXF), respectivamente. A otimização e as simulações foram realizadas com os softwares AutoDock Tools, UCSF Chimera e Autodock Vina. Nas simulações, foram avaliadas a energia de estabilidade das interações (ΔG) e a medida de RMSD (Root Mean Square Deviation). Foram selecionadas as simulações que apresentaram ΔG < -6,0 kcal.mol-1e RMSD < 2,0. As interações entre os ligantes e a enzima alvo foram avaliadas quanto aos tipos de interação intermolecular e suas respectivas distâncias. Para critérios de comparação e validação, as simulações também foram performadas com as estruturas do Bz e do inibidor co-cristalizado mostarda de quinacrina (QUM).

Resultados e Conclusão

Ch-C, Ch-4Cl, Ch-DiCl apresentaram valores de ΔG iguais a -6,3; -6,4 e -6,2 kcal.mol-1, respectivamente, inferiores ao do inibidor QUM (- 5,7 kcal.mol-1). As moléculas do estudo foram capazes de apresentar interações fortes (ligações de hidrogênio) com os resíduos de Tyr111 e Ser470, apontados como de importância para a atividade catalítica, ligação de NADPH e FADH2 da enzima em tripanossomatídeos. Dessa forma, as chalconas estudadas apresentaram potencial de interação com a enzima TcTR, sendo candidatos promissores para o desenvolvimento de novos fármacos antichagásicos.

Palavras-chave

Chalconas; Doença de Chagas; Docking molecular; Tripanotiona redutase.

Agradecimentos

Os autores agradecem à FUNCAP, CAPES e CNPq pelo apoio financeiro.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Felipe Ramon Cunha da Silva, Emanuel Paula Magalhães, Lyanna Rodrigues Ribeiro, Marcelo Morais Gomes Maia, Tiago Lima Sampaio, Hélcio Silva dos Santos, Márcia Machado Marinho, Emmanuel Silva Marinho, Alice Maria Costa Martins, Ramon Róseo Paula Pessoa Bezerra de Menezes