Dados do Trabalho
Título
EXPERIÊNCIAS DE PESCADORES RIBEIRINHOS EM ACIDENTES COM ANIMAIS AQUATICO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: UM ESTUDO QUALITATIVO
Introdução
Os acidentes com animais aquáticos peçonhentos resultam em processos inflamatórios, edema, infecções secundárias e parestesia, impossibilitando a pessoa acometida de realizar suas atividades diárias, além de causar um impacto socioeconômico. A população mais afetada são os pecadores e comerciantes de peixes. O ictismo acaba sendo um assunto negligenciado pelos serviços de saúde publica, podendo ser pela estruturação social, localização geográfica onde ocorre os acidentes, subnotificações e a dificuldade no acesso a saúde. Os estudos sobre ictismo ainda são escassos, portanto, é necessário pesquisas na área para compreender e descrever a população afetada.
Objetivo (s)
O objetivo dessa pesquisa foi descrever as experiências de pescadores ribeirinhos com ictismo em uma comunidade ribeirinha no Amazonas.
Material e Métodos
Foram realizadas entrevistas individuais e grupos focais e analise qualitativa rápida.
Resultados e Conclusão
Os dados obtidos revelam que a pesca é a principal forma de subsistência e renda, pois os participantes vendem os pescados para obter o dinheiro ou trocam entre si por produtos que não existem na comunidade, como açúcar, farinha, entre outros. Os principais pescadores também revelaram que além dos acidentes com: surubi bico-de-pato (Sorubim lima), mandim (Pimelodus pohli) e pirabutão (Conorhynchos conirostris; Pinirampus), estão expostos a afogamentos, acidentes com perfurocortantes (anzóis), deslizamento de barrancos e chuvas torrenciais enquanto estão no rio. Os acidentes com animais aquáticos ocorrem principalmente no período de seca do rio e na piracema, que significa a subida do peixe em tupi. Nessa época, muitos peixes são capturados em malhadeiras, por esse motivo os acidentes aumentam. Os acidentes em sua maioria são tratados nas residências, somente os casos considerados graves quando ocorre a perfuração por espora ou ferrão e em casos de acidentes com crianças, o atendimento médico é buscado, devido barreiras econômicas e de transporte. Portanto são necessários estudos que abordem e discutam os impactos socioeconômico, barreiras na assistência à saúde e as formas de tratamento utilizadas quando ocorre o acidente, pois é fundamental entender essas problemáticas para desenvolver e promover políticas públicas para essa população negligenciada.
Palavras-chave
Ictismo; Impactos; Pescadores Ribeirinhos; Pesquisa Qualitativa
Agradecimentos
CAPES / FAPEAM
Área
Eixo 03 | Acidentes por animais peçonhentos
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado
Autores
Evellyn Antonieta Rondon Tomé da Silva, Alicia Patrine Cacau dos Santos, Hiran Sátiro Souza da Gama, Rafaela Nunes Dávila, Ana Paula Silva de Oliveira, Mateus Costa Maciel, Altair Seabra Farias, Jacqueline de Almeida Golçalves Sachett, Vinícius Azevedo Machado, Wuelton Marcelo Monteiro, Felipe Leão Gomes Murta