Dados do Trabalho


Título

Participação da GP63 da Leishmania tarentolae no processo de infectividade

Introdução

A GP63 é uma metalopeptidase abundante no gênero Leishmania que está relacionada tanto com o ciclo de vida quanto com a patogenicidade. Entretanto, estudos de infectividade em hospedeiros vertebrados e invertebrados revelam dados conflitantes. Devido seu fácil manuseio e rápido crescimento, Leishmania tarentolae é utilizada como modelo para estudos de produção heteróloga de proteínas. Deste modo, superexpressar a GP63 será de extrema valia para melhor compreender as funções da GP63 na interação com os hospedeiros vertebrado e invertebrado.

Objetivo (s)

Analisar a GP63 de L. tarentolae no processo de interação com macrófagos murinos através da superexpressão da GP63 de L. tarentolae e de L. major.

Material e Métodos

As sequências da GP63 de L. tarentolae e L. major foram inseridas no plasmídeo pLEXSY-hyg2 e transfectadas em L. tarentolae. As cepas de L. tarentolae foram marcadas para microscopia de fluorescência. Macrófagos peritoneais foram infectados as cepas selvagem e mutantes de L. tarentolae e analisadas por microscópica óptica.

Resultados e Conclusão

As cepas com expressão da GP63 de L. major apresentaram marcação mais intensa e distribuição por todo o corpo dos promastigotas em comparação às cepas superexpressando a GP63 de L. tarentolae, similar ao observado à cepa selvagem de L. major. Nos ensaios de infeção in vitro de macrófagos murinos foi possível observar que, embora apresentem um índice de associação menor que a cepa selvagem de L. major, os mutantes superexpressando a GP63 apresentaram uma maior infecção aos macrófagos murinos que a cepa selvagem de L. tarentolae. Por fim, os índices endocíticos das cepas que superexpressão a GP63 da própria L. tarentolae foram maiores que das cepas que expressam a GP63 de L. major. Esses resultados reforçam o papel da GP63 como fator de virulência do gênero Leishmania.

Palavras-chave

metalopeptidase, Leishmania major, macrófago, imunofluorescência

Agradecimentos

Laboratório de Doenças Parasitárias - IOC/Fiocruz, COLPROT/Fiocruz, CNPq, CAPES e FAPERJ

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Mariana Texeira de Freitas, Valter Viana Andreade-Neto, Mariana Oliveira Nonomura, Bruna Gomes Lehn, Juliana Alves de Souza-Ramos, Eduardo Caio Torres-dos-Santos, Claudia Manisi d'Avila-Levy, Vítor Ennes-Vidal